SóProvas


ID
2340901
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A despeito da relação entre igualdade e liberdade, na análise da democracia por Tocqueville, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as alternativas FALSAS.

( ) O processo democrático se caracteriza por um constante aumento da igualdade de condições em uma dada sociedade.

( ) O desenvolvimento da democracia pode levar ao aparecimento de uma cultura de massas que destruiria as possibilidades de manifestação de minorias.

( ) O desenvolvimento da democracia pode levar ao aparecimento de um Estado autoritário.

( ) Liberdade e igualdade são essencialmente incompatíveis no contexto democrático traçado por Tocqueville.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Para Tocqueville, a democracia é um processo histórico direcionado à efetivação da igualdade de condições, o que, segundo ele, poderia levar à supressão da liberdade individual. Neste sentido, Tocqueville visou formular mecanismos de proteção à liberdade dos homens.

     

     Duas ameaças aos regimes democráticos: 

     

    Despotismo do Estado:  fortalecimento exacerbado do poder estatal. Tal fortalecimento emerge a partir do alargamento das preocupações dos indivíduos com seus negócios particulares e conseqüente abandono dos negócios de ordem pública.

     

    Tirania da maioria: se manifesta a partir dos hábitos e dos costumes da maioria, e que ameaça destruir a vontade e o senso crítico das minorias e/ou de indivíduos isolados.

  • O termo "cultura de massas" não tem nada a ver com Tocqueville. A tirania da maioria não corresponde à cultura de massas, termo elaborado pela Teoria Crítica da Sociedade, 100 anos depois.