SóProvas


ID
2340907
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro [...]” – HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo, 2011, pag. 146.

O fragmento acima representa um conceito da obra de Sérgio Buarque de Holanda ao definir uma relevante característica sociocultural do povo brasileiro. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    "A palavra cordial, nesse caso, remete ao latim cordis, que significa coração. O homem cordial é, assim, alguém que age com o coração ao invés da razão. Para o autor, o brasileiro carrega uma herança já de Portugal e, mais do que isso, indígena e africana, que o torna mais voltado à família patriarcal e amizades. Além disso, temos um cenário de poder instaurado que não permite diálogo entre quem governa e quem é governado. Para o homem cordial, a esfera pública é uma extensão da esfera privada, quando elas, na verdade, deveriam ser opostas. Isso gera um problema de entendimento de leis em prol de interesses próprios. Além disso, segundo o autor, “a própria gestão política apresenta-se como um assunto de seu interesse particular”, e isso explica o hábito, até hoje visto, de políticos levarem parentes e amigos à cargos públicos.  O problema está, como o autor indica, no crescimento das cidades e na não-distinção entre o que é público e privado.Com o crescimento das cidades, o homem se vê obrigado a ser individualista. A cordialidade é também, de certa forma, uma negação a isso, pois ela aproxima as pessoas e cria uma esfera nova de regras, como num círculo familiar. No fim da análise, Sérgio Buarque de Holanda mostra como até mesmo a nossa religião é “cordial”, uma vez que não é rígida nas formas da oração e chega a aproximar os santos, de um jeito que poderia ser julgado até mesmo como desrespeitoso em outros países, como é o caso da Santa Teresinha."

     

    Fonte: http://www.posfacio.com.br/2012/05/17/o-homem-cordial-sergio-buarque-de-holanda/

  • Isso definitivamente não é o "jeitinho brasileiro"

  • Toda minha vida ouvi que "jeitinho brasileiro" remete à malandragem e oportunismo, não à gentileza, solidariedade, fraternidade! Justamente o contrário! Questão injusta.

  • Sérgio Buarque de Holanda chamou de “jeitinho brasileiro” a forma cordial do brasileiro agir