- ID
- 213070
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- DPU
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Sociologia
- Assuntos
Com relação ao método de pesquisa, conforme o Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, assinale a opção correta.
Com relação ao método de pesquisa, conforme o Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, assinale a opção correta.
Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.
Sociedade é um sistema de relações sociais estruturadas que une as pessoas de acordo com uma cultura comum.
Julgue os itens a seguir acerca de conceitos sociológicos básicos
ou principais.
Valores são fundamentais em todas as culturas. Trata-se de regras de comportamento que refletem ou incorporam aquilo que é considerado por uma sociedade como útil, desejável, importante. Pode ser compreendido como uma obrigação social à qual o indivíduo está submetido.
Os sistemas de símbolos culturais compõem-se de linguagem, tecnologia, valores, crenças e normas, além dos repertórios de conhecimento. Acerca desses sistemas, julgue os seguintes itens.
Os sistemas de símbolos constituem intermediação conveniente às situações inesperadas, instruindo os indivíduos sobre o que e sobre como fazer, pensar e perceber.
Os sistemas de símbolos culturais compõem-se de linguagem, tecnologia, valores, crenças e normas, além dos repertórios de conhecimento. Acerca desses sistemas, julgue os seguintes itens.
Instruem os indivíduos sobre o modo de comunicação a ser estabelecido nos grupos.
Os sistemas de símbolos culturais compõem-se de linguagem, tecnologia, valores, crenças e normas, além dos repertórios de conhecimento. Acerca desses sistemas, julgue os seguintes itens.
São geneticamente herdados; por isso, a humanidade os possui em sentido especialmente universalizado.
Os sistemas de símbolos culturais compõem-se de linguagem, tecnologia, valores, crenças e normas, além dos repertórios de conhecimento. Acerca desses sistemas, julgue os seguintes itens.
Estão limitados à linguagem escrita dos indivíduos das sociedades letradas, como acervo cultural manifesto.
Os sistemas de símbolos culturais compõem-se de linguagem, tecnologia, valores, crenças e normas, além dos repertórios de conhecimento. Acerca desses sistemas, julgue os seguintes itens.
Fundamentam um sistema cultural que se mantém inalterável ao longo da história de cada sociedade.
A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do Ilê Aiyê, em meados dos anos 1970, como um fenômeno decisivo. O Ilê Aiyê é elemento central da chamada “reafricanização” da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o Olodum e o AraKetu..
A partir do texto, identificam-se
O conceito de cultura, a partir dos anos 80 do século XX, aborda essencialmente a questão das teias de significados próprios das estruturas complexas dos grupos sociais. Essa colocação permite uma reflexão antropológica, conforme pode-se analisar a seguir
.I - A cultura é essencialmente semiótica para os teóricos do interacionismo.
II - A cultura se desenvolve de forma lenta, contínua e de acordo com o equipamento biológico do homem.
III - A cultura surge de forma súbita e promove o salto da natureza para a humanidade.
IV - A cultura, no senso comum, significa um acúmulo de conhecimentos e saberes, de valores e de atitudes corretas.
É correto o que se afirma em
O conceito de indústria cultural desenvolvido pela Escola de Frankfurt refere-se
A formação do Brasil e a identidade do brasileiro foram bastante discutidas no início do século XX pelos sociólogos brasileiros Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior. A respeito das análises de Freyre, em seu livro “Casa Grande e Senzala”, é correto afirmar:
Sobre as relações entre cultura de massa, cultura erudita e cultura popular, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A cultura popular pode ser definida como distintos modos de expressão que ocorrem na sociedade e que se manifestam por meio de arte, do folclore, da religião, etc.
( ) O termo erudito se refere às tradições de um povo e, por isso, a cultura erudita diz respeito às manifestações, no presente, de uma tradição.
( ) A cultura erudita foi gerada pela indústria cultural e visa a uma distinção entre seus ouvintes, vistos como evoluídos culturalmente.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. [...] Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida, operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se.
Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se- lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias. (CUNHA, 2001, p. 207-208).
Sobre a obra da qual foi extraído o fragmento em evidência, muito conhecida pela análise histórica que faz sobre a Guerra de Canudos (1987), mas que realiza um grande exame sobre a terra e o homem do Nordeste, através de uma ótica permeada pelo positivismo, é correto afirmar:
A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da “tradição”. As sociedades “tribais” (ou “primitivas”) seriam, para eles, “sociedades tradicionais” — não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura”. (FIGUEIREDO, 2010, p. 9).
O texto pontua a construção do olhar europeu sobre a África, no período colonial.
A partir dos debates atuais sobre as relações étnicas no Brasil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre o texto.
( ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.
( ) Os conflitos raciais resultam de esteriótipos sociais, e não de fatos científicos.
( ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Norbert Elias é um dos mais conhecidos sociólogos contemporâneos que desenvolveu uma marcante contribuição à sociologia da cultura ao refletir sobre a sociogênese dos conceitos de “cultura” e “civilização”. Sobre sua abordagem é CORRETO afirmar:
Raymond Williams, um dos fundadores do que hoje se compreende como o paradigma dos Estudos Culturais, também trouxe contribuição inestimável à sociologia da cultura. Uma das suas mais marcantes afirmações foi a de considerar a cultura “experiência ordinária”. (CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.)
Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta a síntese adequada da expressão de Williams:
Opinião
Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu não saio não
Aqui do morro eu não saio não.
Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar...
Falem de mim
Quem quiserfalar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morreramanhã seu doutor,
Estou pertinho do céu
Zé Ketti.Opinião. Disponívelem: http:/www.mpbnet.com.br.
Acesso em: 28 abr.2010
Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de
A chegada da televisão
A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e libera suas cabeças falantes, astros, novelas, noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-propaganda, versões modernizadas do tradicional homem-sanduíche.
SEVCENKO, N. (Org). História da Vida Privada no Brasil 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em que
O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada, a instrução difundida; os encargos públicas aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia de arquitetura!
BENTHAM. J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra 0 poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
O conceito de indústria cultural foi criado durante a Segunda Grande Guerra no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista.
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
Ao contrário dos estudos culturais, que enfatizam o papel ativo da audiência na recepção das mensagens dos meios de comunicação, o conceito de indústria cultural remete à manipulação e à perda de autonomia dos indivíduos.
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
O conceito de indústria cultural foi desenvolvido no âmbito da teoria crítica, proposta pela escola de Chicago, e constituiu-se em uma forma de denominar as empresas de comunicação.
Por que entre os animais só existe sociedade, e não existe cultura?
Ao se referir ao conceito de cultura, Anthony Giddens distingue entre os significados utilizados no cotidiano e o significado sociológico. A partir do texto abaixo, assinale a alternativa correta:
“Quando, em conversas quotidianas, usamos a palavra “cultura”, pensamos muitas vezes nela como se representasse as “coisas mais elevadas do espírito” - a arte, a literatura, a música e a pintura. Quando os sociólogos usam o termo, incluem também essas atividades, mas muitas outras coisas mais. A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos pertencentes a essa sociedade; inclui o modo como se vestem, as suas formas de casamento e de família, os seus padrões de trabalho, cerimônias religiosas e atividades de lazer [...]
Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta a existência de um envolvimento inevitável com o objeto de estudo e que isso não constitui um defeito ou imperfeição. Esse entendimento se insere no debate sobre a:
Gilberto Velho, em seu livro “Individualismo e Cultura”, aponta, no capítulo que trata da visão de mundo e estilo de vida em camadas médias urbanas, que representações e prática são dimensões de vida social e não se pode pensar em uma sem a outra, desde que se entenda a cultura como:
Sergio Buarque de Holanda, em “Raízes do Brasil”, dedica um capítulo à cordialidade do povo brasileiro. Para o autor, os brasileiros geralmente pensam e fazem tudo a partir de uma espécie de conduta básica:
De acordo com o pragmatismo americano, os sociólogos devem abandonar a tradição especulativa dos grandes sistemas teóricos, em proveito da elaboração de conhecimentos realmente positivos, fundamentados na pesquisa empírica indutiva, o que permite aplicações sociais imediatas. Com relação ao estrutural-funcionalismo norte-americano, julgue os itens subsecutivos.
Com o estrutural-funcionalismo, a análise sociológica está em busca de causas sociais e extrassociais e de razões utilitárias e culturais dos fenômenos.
Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira, julgue os próximos itens.
O sociólogo Renato Ortiz, ao tratar dos problemas da cultura e da identidade, considera que ambos são de caráter eminentemente nacional, e não sofrem influências dos processos de globalização ou mundialização.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a temática da educação, julgue os itens que se seguem.
Na abordagem de Pierre Bourdieu, a perspectiva de autonomização dos campos permite sustentar que o capital cultural, em sua forma institucionalizada, encontra-se autonomizado em relação aos certificados educacionais.
Sobre o conceito de cultura é incorreto afirmar:
O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.
LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado)
A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da
A palavra cultura agrega múltiplas concepções: cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou de elite, cultura de massa, cultura alternativa ou contracultura, cultura de classe. Sob esse aspecto, é INCORRETO o que se afirma em:
A palavra cultura agrega múltiplas concepções: cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou de elite, cultura de massa, cultura alternativa ou contracultura, cultura de classe. Sob esse aspecto, é INCORRETO o que se afirma em:
O mundo moderno tem sido objeto de estudos sistemáticos da sociologia desde a origem dessa ciência empírica, no século XIX. Temas como globalização da economia e da cultura, papel do Estado na sociedade, influência de doutrinas como o socialismo e o neoliberalismo, surgimento e expansão da cultura de consumo nas chamadas sociedades pós-modernas e identidade cultural e nacional e suas transformações têm sido descritos e analisados no âmbito da moderna pesquisa social.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos temas por ele suscitados, julgue o próximo item.
O movimento modernista brasileiro, representado pela Semana de Arte Moderna de 1922, defendeu a ideia da construção de uma identidade cultural especificamente brasileira.
Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue os itens subsequentes.
O acesso às fontes da cultura material e imaterial, no Brasil, resume-se na oferta dos serviços e das ações promovidas pelo Estado.
Julgue os itens a seguir, a respeito da cultura, da diversidade e da identidade nacionais.
O Sistema Nacional de Cultura tem por objetivo organizar as políticas culturais de maneira centralizada, de modo a fazer que estas ganhem novas dimensões a cada mudança quadrienal de governo.
Julgue os itens a seguir, a respeito da cultura, da diversidade e da identidade nacionais.
Progresso, modernização e integração territorial aparecem como palavras de ordem na busca de consolidação do Estado brasileiro, no século XX e da construção de uma identidade nacional.
Julgue os próximos itens, referentes às dimensões, às concepções e às linguagens da cultura.
A reprodução da cultura como bem singular local torna-se cada vez mais necessária à sua projeção mercadológica universal.
Julgue os próximos itens, referentes às dimensões, às concepções e às linguagens da cultura.
No Brasil, há ações destinadas à patrimonialização de festas sagradas e profanas em prol de atividades econômicas urbanas e rurais.
Julgue os próximos itens, referentes às dimensões, às concepções e às linguagens da cultura.
Vive-se, na contemporaneidade, uma corrida frenética pela patrimonialização de expressões culturais materiais e imateriais, no Brasil, pois isso possibilita o auferimento de novas rendas nos lugares favorecidos por essa patrimonialização.
Os Parametros Curriculares Nacionais (PCN's, 1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio (PCN+EM, 2002) listam as competências específicas da sociologia, enfatizam a importância dos conceitos estruturantes e sugerem a organização de eixos temáticos.
As opções a seguir identificam corretamente os eixos temáticos sugeridos para a disciplina de Sociologia, à exceção de uma,. Assinale-a.
Não fala com pobre, não dá mão a preto, não carrega embrulho.
Pra que tanta pose doutor?
Por que esse orgulho?
A bruxa, que é cega, esbarra na gente e a vida estanca.
O enfarte te pega, doutor, e acaba essa banca
(...)
(Billy Blanco. A Banca do Distinto. In Renato da Silva Queiroz.
Não vi e não gostei – O fenômeno do preconceito.)
Canções conhecidas da Música Popular Brasileira ajudam a desmascarar
– através da ironia – atitudes que desumanizam e coisificam
o outro, o diferente. Mas, a leveza musical pode criar a
ilusão de que é fácil lutar contra esse câncer social – o preconceito,
base de estigmas, estereótipos, discriminação, segregação
e genocídio. A respeito dessa luta, é possível afirmar que
Sobre identidade e cultura nas ciências sociais, é CORRETO afirmar que
Estão também mudando nossas identidades pessoais, abalando a ideia que temos de nós
próprios como sujeitos integrados. Esta perda de um sentido de si estável é chamada, algumas
vezes, de deslocamento ou descentralização do sujeito. Esse duplo deslocamento –
descentralização dos indivíduos tanto do lugar no mundo social e cultural quanto de si mesmos –
constitui uma crise de identidade para o indivíduo (HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-modernidade.
2.ed. Trad. Tomaz T.da Silva e Guaracira L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1998,
p.13).
A identidade cultural no contexto da chamada pós-modernidade continua sendo um tema
recorrente nos círculos acadêmicos das Ciências Sociais. Diante disto, qual a alternativa que
melhor expressa a ideia de identidade cultural no referido contexto:
Os Tuareg dominaram os territórios do Sahara onde a presença da água era a determinante
para o traçado das rotas transaarianas, transformando os oásis no ponto de encontro onde os
intercâmbios culturais e comerciais se realizavam. Quando a água se tornava escassa, estes
povos nômades se deslocavam para outras direções na imensidão do Sahara, até encontrarem
suas valiosas fontes (RIBEIRO,Luiz Dario e LEAL, Maria Eliane Caminha. Tuareg, os “homens
azuis" do Sahara: história de um povo nômade. In Revista da Faculdade Porto-alegrense de
Educação, n.44, Ciências e Letras. Porto Alegre: FAPA, Nov. 1998, p. 35-54).
O trecho acima se refere a um grupo nômade que transita na região do deserto do Sahara.
Diversos autores das ciências sociais refletiram acerca do conceito de Cultura. Diante disto, qual
conceito de Cultura não se aplica a definição realizada por seus autores:
A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo, e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal temática tem sido densamente discutida na produção sociológica, especialmente desde a chamada Escola de Frankfurt. Sobre a análise sociológica do consumo, assinale se as sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que a mídia não deve ser pensada como mero entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a indústria cultural, responsável pela disseminação de ideologias dominantes que permitiam a domesticação das massas.
( ) Walter Benjamin indica que a difusão em massa é um dos elementos básicos da obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e, através da reprodução, a obra de arte ganha em valor de exibição sem perder seu valor de culto e sua aura.
( ) Para Theodor Adorno a mídia transformava a cultura em mercadoria, servindo ao processo de acumulação de capital, de forma que produtos estandardizados difundiam clichês e estereótipos, mas tal processo encontrava oposição por parte dos consumidores, que escolhiam os produtos conforme seu gosto particular.
( ) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do real e a exacerbação do consumismo supérfluo e inútil como busca de felicidade e gratificação instantâneas.
( ) As análises recentes têm mostrado que a flexibilização dos padrões de consumo e a demanda por produtos customizados ao gosto do cliente impulsionam o que vem sendo denominado de produção flexível – a produção de mercadorias e serviços em menor escala, orientados a nichos de mercado específicos.
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, na ordem de cima para baixo:
Para Roque Laraia, em seu clássico livro “Cultura, um conceito antropológico”, uma das premissas da antropologia, ao estabelecer uma centralidade do conceito de cultura, é assumir o relativismo como princípio e romper com quaisquer determinismos. Com base nas discussões do autor, assim, é INCORRETO afirmar que:
Sobre o conceito de cultura na obra de Claude Lévi-Strauss, indique a alternativa CORRETA.
As questões ligadas ao nacionalismo, à definição de fronteiras entre os Estados Nacionais e às formas de construção de identidade (envolvendo diferenças étnicas, linguísticas, religiosas, tribais, raciais, entras outras) são fundamentais na compreensão da geopolítica das nações nos processos sociais ao longo do Séc. XX e XXI. São exemplos corretos desta temática todos os casos abaixo, EXCETO:
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
A perspectiva sociológica no mundo contemporâneo se caracteriza
pela rica diversidade de posicionamentos teóricos e metodológicos.
As obras de Norbert Elias, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu,
Bruno Latour e Zygmunt Bauman estão, certamente, entre as mais
consagradas e influentes da atualidade. Julgue o seguinte item,
relativos às ideias sociológicas desses autores.
De acordo com Zygmunt Bauman, a cultura moderna assegura
plenamente a liberdade de escolha e não promove qualquer
interferência coletiva no destino dos indivíduos.
A respeito da sociologia jurídica contemporânea, julgue o item a
seguir.
No Brasil, em decorrência do respeito às diferenças culturais
e da existência de uma ordem social consuetudinária, o tema da
preservação das sociedades indígenas restringe-se à
antropologia indígena e não faz parte das preocupações dos
estudos jurídicos.
Em oposição à perspectiva da dogmática jurídica e da cultura de respeito à lei, desenvolveu-se o que se convencionou chamar de teoria crítica do direito. Acerca dessa interpretação da sociedade e do fenômeno jurídico, julgue o item subsequente.
No campo do direito, as primeiras manifestações de crítica ao
apego à lei e ao positivismo surgiram a partir de meados do
século XX, razão pela qual ainda são pouco aceitas no meio
jurídico.
Encontramos na Sociologia atual um enorme volume de pesquisas sobre o mais variado espectro de questões distribuídas por culturas e sociedades diferentes. Segundo a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. As informações têm possibilitado estudos e análises comparativas que, através de rigorosos procedimentos metodológicos, compõem uma base sólida de conhecimento sobre as diversas formas de cultura e de organização social das sociedades contemporâneas.
II. Se a Sociologia pretende apresentar-se e manter sua posição como uma disciplina científica, específica e autônoma, ela deve ser capaz de oferecer um conhecimento que nos permita desmistificar concepções equivocadas, embora bem aceitas, quer pelo senso comum, quer por alguma outra disciplina científica.
III. Em seu primeiro livro, A Divisão do Trabalho Social, Max Weber (1864-1920) procurou desmistificar a concepção, até então bem aceita entre os economistas, de que a divisão do trabalho se explica pelos benefícios individuais que pode trazer.
Estão corretas as afirmativas:
O conceito de cultura é um dos mais usados nas ciências sociais. Embora diferenciado do conceito de sociedade, está claro que nenhuma cultura poderia existir sem sociedade assim como toda sociedade desenvolve uma cultura própria. Sobre o ensino do tema processo de socialização e identidades sociais, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O professor poderá iniciar o estudo deste tópico pedindo aos alunos que identifiquem formas de comportamento e regras que lhes foram transmitidas e são exigidas em suas casas e na escola. É importante reconhecer que somos socializados na cultura de nossa família apenas na adolescência.
II. Deve-se mencionar Freud como um dos principais estudiosos da formação da identidade pessoal (do self) que, há mais de cem anos, reconheceu na família o agente mais importante da socialização primária. Algumas questões importantes têm sido levantadas em relação à transformação das famílias nas últimas décadas e o crescimento das taxas de divórcio que podem estar afetando o cuidado com as crianças e, portanto, sua socialização.
III. Para tratar de outro agente importante de socialização, as escolas, o professor pode solicitar a seus alunos que indiquem os aspectos em relação aos quais eles reconhecem o papel socializador da educação escolar. Alguns pontos básicos estão relacionados com a preparação para o mundo do trabalho, com a formação intelectual e cultural das novas gerações no sentido de prepará-las para a vida social mais ampla.
Estão corretas as afirmativas:
Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)
A mercadoria, nas sociedades pós-modernas, promove um “domínio sobre as pessoas, exercido em virtude de sua fascinação pelas aparências artificiais tecnicamente produzidas” (HAUG, Wolfgang Fritz (1996) Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo, Unesp, p.67).
Essa reflexão do pensador alemão e crítico da cultura contemporânea Wolfgang Fritz Haug tem sua melhor expressão no conceito de tecnocracia:
O antropólogo belga-francês Claude Lévi-Strauss aponta como marco importante no estabelecimento da Cultura a aparição da primeira regra social, que para ele é a proibição do incesto. Para Lévi-Struass, este momento é importante para o Homem porque, ao atravessá-lo, é possível sair da condição de animalidade e atingir a condição humana e produzir símbolos. Sobre esse processo fundamental da humanidade, assinale a alternativa incorreta:
“É a diversidade que deve ser salva. É necessário, pois, encorajar as potencialidades secretas, despertar todas as vocações para a vida em comum que a história tem de reserva; é necessário também estar pronto para encarar, sem surpresa, sem repugnância e sem revolta, o que estas novas formas sociais de expressão poderão oferecer de desusado. A tolerância não é uma posição contemplativa dispensando indulgências ao que foi e ao que é. É uma atitude dinâmica, que consiste em prever, em compreender e em promover o que se quer ser.” (LÉVI-STRAUSS, C. “Raça e História”. In: Antropologia Estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.)
Lévi-Strauss escreveu “Raça e História”, a pedido
da UNESCO no contexto pós-Segunda Guerra
Mundial, defendendo a diversidade cultural como
um grande patrimônio e para pôr fim à ideia de
superioridade por parte de alguns povos. Nesse
sentido, o estudo das culturas e povos diferentes
que a antropologia fez ao longo de sua história é de
fundamental importância. E o entendimento desses
povos e/ou culturas diferentes só é possível graças
ao desenvolvimento de um método muito típico da
antropologia. Este método é o:
Julgue o item seguinte, a respeito das temáticas e dos autores que têm ganhado projeção nos estudos sociológicos na passagem do século XX ao século XXI.
Lélia Gonzalez e Lilia Katri Moritz Schwarcz investigam,
sob perspectivas distintas e complementares, a questão da raça
e da diferença, enfrentando o difícil diálogo com as suas bases
biológicas, para expor seus ditames culturais.
Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue.
Os diferentes grupos sociais constituídos por portugueses,
africanos e indígenas contribuíram de forma igualitária para
a formação do Brasil.
As normas e os valores possuem grandes variações nas diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas, como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós, no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha escolar parece ser loucura.
Internet: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br>.
Com base no texto, julgue o item subsecutivo.
As normas e os valores possuem grandes variações nas diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas, como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós, no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha escolar parece ser loucura.
Internet: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br>.
Com base no texto, julgue o item subsecutivo.
As normas e os valores possuem grandes variações nas diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas, como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós, no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha escolar parece ser loucura.
Internet: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br>.
Com base no texto, julgue o item subsecutivo.
As normas e os valores possuem grandes variações nas diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas, como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós, no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha escolar parece ser loucura.
Internet: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br>.
Com base no texto, julgue o item subsecutivo.
Conceitos como vida e morte possuem conotações
similares nas culturais ocidentais e orientais. Como se
observa no texto, um exemplo disso pode ser visto no
que tange à educação escolar e sua relação direta com o
valor dado à vida pelo estudante.
“A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro [...]” – HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo, 2011, pag. 146.
O fragmento acima representa um conceito da obra de Sérgio Buarque de Holanda ao definir uma relevante característica sociocultural do povo brasileiro. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.
Segundo Georg Simmel (1903), a vida moderna apresenta um fosso intransponível entre o que ele chama de cultura subjetiva e cultura objetiva.
Sobre sua análise acerca da cultura nas sociedades modernas, marque (V) para as sentenças VERDADEIRAS e (F) paras as FALSAS.
( ) A simples leitura de uma revista semanal pode oferecer mais informação do que o homem dos tempos medievais seria capaz de adquirir ao longo de sua vida. Mas, certamente, a quantidade de informações que o homem medieval conseguia apreender da cultura de sua época é maior que aquela processada pelo homem de hoje.
( ) Nas sociedades modernas, o número de livros, de músicas, de espetáculos, de filmes, de teorias, de ideias, que estão à nossa disposição é enorme, o que nos proporciona maior acesso à cultura.
( ) As sociedades se caracterizam pela presença de um enorme acervo de máquinas, equipamentos, brinquedos e instrumentos, que nos auxiliam na resolução de situaçõesproblema do dia-a-dia.
( ) As sociedades se caracterizam pela presença de uma lista interminável de bens que se multiplicam a cada dia, ocupando o lugar da novidade de ontem e já anunciando o que ficará obsoleto amanhã, numa espiral sem fim. Esses bens são obras do intelecto, do engenho e da criatividade de homens e mulheres, mas não pertencem exclusivamente a seus criadores, porque são bens públicos.
( ) Aproximação e distanciamento são duas faces da mesma moeda: o paraíso e o inferno da vida moderna. Exemplo disso, é a sensação de liberdade ao caminharmos sem explicar porque estamos vestidos assim ou assado, e ao receio de não sermos socorridos por alguém, caso necessitemos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Os conceitos de grupo étnico e de etnicidade têm sido utilizados, conforme Antônio Lima e Sérgio Castilho (2010), como chaves conceituais para ultrapassar a visão simplista do senso comum que considera manipulação, e fruto de interesses espúrios, tudo o que não caia nos lugares comuns sobre índios, negros e ciganos, por exemplo.
Sobre estes conceitos, julgue os itens abaixo.
I) A noção de etnicidade é a chave explicativa que nos sinaliza para os complexos processos de diferenciação, tanto aqueles pelos quais uma coletividade se diferencia de outras coletividades em seu entorno ou do Estado Nacional a que está subsumida, quanto aqueles que, partindo de fora desses coletivos, também o considera diferenciado.
II) Etnicidade designa o sentimento de ser portador de atributos distintivos face aos integrantes de outros grupos, sendo estes atributos considerados os mais importantes pelos indivíduos que pertencem a um dado grupo.
III) A etnicidade, como marcador de diferença, é um fenômeno de ordem essencialmente cultural.
IV) A noção de etnicidade aponta para os aspectos de redefinição do sujeito no mundo moderno, assim como para as diversas transformações que esse sujeito vem passando, além de designar a vivência e expressão de certos graus e formas de coerência, solidariedade e uma consciência da diferença própria a cada grupo étnico.
V) A noção de etnicidade baseia-se no afastamento de uma trajetória histórico-social e interpretações acerca das experiências inscritas sob a forma de tradições orais ou escritas em mitos, histórias de origem e trajetórias comuns.
Assinale a alternativa que contém somente as sentenças CORRETAS.
Cultura é um dos termos de maior dificuldade de conceituação nas Ciências Sociais. Visto que há uma pluralidade de definições acerca do que seja cultura, é correto afirmar que o conceito de cultura é definido como
Leia o texto abaixo.
[...] Realizada oficialmente há 84 anos, a Festa do Pau da Bandeira está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que concluiu um relatório a favor. A festa foi oficializada em 1928, em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Segundo historiadores, a devoção pelo santo é anterior à fundação de Barbalha, há cerca de 300 anos, mantida pelos moradores da região [...].
Disponível em: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/06/festa-do-pau-da-bandeira-no-ceara-inicia-com-noite-dassolteironas.html. Acesso em 30 de março de 2016.
A manifestação cultural descrita acima permite associar que
A ideia de participação social, própria das democracias modernas, pressupõe que os conselhos de política cultural sejam consultivos e deliberativos. Para tanto, devem propor, formular, monitorar e fiscalizar as políticas culturais, a partir das diretrizes emanadas das Conferências de Cultura. A tarefa de propor e formular deve resultar em um Plano Municipal de Cultura de médio e longo prazos, feito pelo órgão de cultura em conjunto com o Conselho de Política Cultural e com a colaboração dos fóruns da sociedade civil. Com o Plano em mãos, fica mais objetiva a tarefa de monitorar e fiscalizar a execução dos programas, projetos e ações culturais.
(Brasil. Ministério da Cultura. Sistema Nacional de Cultura, Guia de Orientação para os Municípios, 2012)
Além de definir as atribuições de um Conselho Municipal de Política Cultural, o Guia de Orientação para os Municípios pergunta como deve ser a composição desse Conselho, que, segundo o Ministério da Cultura,
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial:
1) o aspecto da cultura que considera que todos os seres humanos têm a capacidade de criar símbolos que se expressam em práticas culturais diversas.
2) lugares de inovação e expressão da criatividade que fazem parte do novo cenário de desenvolvimento econômico, socialmente justo e sustentável.
3) práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Está(ão) correta(s):
Recentemente ampliou-se no Brasil o modelo de chamadas públicas de cultura como alternativa de financiamento à cultura e estímulo a segmentos estabelecidos como prioritários. São exemplos desta política de Editais:
1) Cultura Afrobrasileira.
2) Identidade e Diversidade.
3) Inovação da Cultura.
4) Fundos Setoriais de Cultura.
5) Culturas Tradicionais e Populares.
Estão corretas, apenas: