SóProvas


ID
234148
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIENTEC-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade por improbidade administrativa, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ninguém será privado dos seus bens sem o devido processo legal. Basta lembrar que os atos de improbidade envolvem sanções patrimoniais que a questão se torna tranquila

  • A Administração penalizará sim o servidor envolvido na improbidade, mas baseado em sua norma específica (por exemplo, conforme as disposições trazidas pela lei que estipula o estatuto dos referidos servdores)...a assetiva C remete o concursando especificamente à lei 8429/92, que traz, em seu art. 12 suas penalidades.

    Este artigo, por sua vez, em seu parágrafo único, dispõe: "Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente."

    Assim, verifica-se que a lei e comento traz a indicação de penalidades que devem ser julgadas unicamente pelo Judiciário.

     

    Que o sucesso seja alcançado por todo aquele que procura!!!

  • Gabarito C

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

    I - ..

    II - ..

    III - ..

    Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

  •   A alternativa INCORRETA é a letra " C".

         Visto que o § único do art. 10 da Lei 8.429/92 atritbui ao JUIZ a munus público de fixar as penas previstas no aludido diploma legal. Desta forma, salvo melhor endentimento, não poderá a ADMINSTRAÇÃO exercer tal encargo.

  • A LEI DE IMPROBIDADE É UMA LEI QUE PUNE APENAS CONDUTAS NÃO COMPATÍVEIS COM A PROBIDADE E A MORALIDADE ADMINISTRATIVA. AS SANÇÕES POSSUEM NATUREZA CIVIL OU POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, ENTRETANTO, SERÃO JULGADAS PELO PODER JUDICIÁRIO.
  • Importante, a aplicação das sanções decorrentes da prática de ato de improbidade administrativa ocorre em processo judicial autônomo em relação às demais esferas de responsabilização. 

    Por mais que se diga que as sanções na Ação de Improbidade Administrativa tem natureza jurídica cível, a apuração de ato improbo independe do resultado nos processos CIVIL, penal e administrativo.