SóProvas


ID
2341945
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A otimização dos níveis de produtividade das organizações depende de atender aos fatores de higiene, como premissa e sustentação a todos os trabalhos, bem como satisfazer aos fatores de motivação, os quais, efetivamente, vão proporcionar o aumento da produtividade nas organizações. Esse contexto refere-se à Teoria proposta por

Alternativas
Comentários
  • Acrescentando...

     

    Fatores motivacionais( ou satisfacientes):

     

    São ligados a aspectos do conteúdo do trabalho e da natureza da tarefa. Esses são intrínsecos, pois estão sob o controle dos empregados.

    Se atendidos, levam à SATISFAÇÃO da pessoa com o trabalho que realiza. O não atendimento desses fatores não levam à insatisfação, mas à falta de entusiasmo, à apatia e à perda de sentido do trabalho. Exemplos de aspectos motivacionais: natureza das tarefas, exercício da responsabilidade, possibilidade de crescimento, orgulho e sentimento de prestígio decorrentes da profissão, reconhecimento, sentido de realização.

    (...)

    O próprio F. Herzberg disse o seguinte: " Os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional".

    Portanto, essa foi a grande "sacada" dessa teoria: conseguir diferenciar exatamente o que motiva as pessoas, do que as mantêm longe da insatisfação.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.222

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos

     

  • C)

    5.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
    A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
    Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
    Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
    Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

  • TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG:

     

    Fatores higiênicos ( EXTRÍNSECOS OU INSATISFACIENTES )

     

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

     

    Fatores Motivacionais (  INTRÍNSECOS OU SATISFACIENTES )

     

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

  • Abraham Maslow. = Teoria da Hierarquia de necessidades

    Douglas McGregor. = Teorias X e Y

    Frederick Herzberg. = Teoria dos Dois Fatores

    David McCleland. = Teoria das Necessidades Adquiridas.