SóProvas


ID
2341954
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os sistemas podem ser classificados de inúmeras formas: sistemas abertos e fechados, adaptáveis e não adaptáveis, permanentes e temporários. Acerca desses sistemas, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os sistemas abertos são aqueles que possuem elevado grau de interação com o ambiente. As organizações, assim como os seres vivos, necessitam interagir com o meio externo, realizando trocas de recursos e de informações em todos os níveis da organização.

( ) Os sistemas fechados não possuem qualquer tipo de interação com o ambiente, permanecendo completamente fechados, muitas vezes, devido ao alto grau de segurança exigido pela organização, por exemplo, o sistema de uma organização militar.

( ) Os sistemas adaptáveis permitem mudanças significativas em sua composição a fim de atender as necessidades da organização, mantendo-se inalterado o núcleo do sistema.

( ) Os sistemas não adaptáveis não preveem mudanças significativas diante das alterações do ambiente. No contexto organizacional, as organizações vistas como sistemas não adaptáveis normalmente não sobrevivem às turbulências do ambiente de negócio.

( ) Os sistemas permanentes são sistemas sem prazo predeterminado para deixar de existir. De maneira geral, uma organização ao ser fundada não estabelece um horizonte de vida.

( ) Os sistemas temporários têm um tempo de operação pré-definido. Porém, esses sistemas podem ser convertidos a permanentes se os resultados obtidos forem considerados acima das expectativas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C.

     

    Sistemas abertos e sistemas fechados - Qual a diferença?

     

     

    Sistemas abertos, são aqueles que interagem com o ambiente externo. Possuem relação de causa e efeito com o ambiente e são chamados normalmente de sistemas orgânicos. Neste sentido, podemos definir que as empresas são sistemas abertos que sofrem influência das variáveis externas, tais como: Políticas econômicas, variáveis sociais, tecnológicas, éticas, ecológicas e de ordem legal, ou seja, são influenciadas também pela legislação vigente e tributação. Os sistemas abertos valorizam a proação, inovação, orientação para o mercado e flexibilidade de processo ou adhocracia.

     



    Cabe lembrar que o termo Adhocracia significa uma organização flexível que se molda às dificuldades do mercado, remodelando seus processos sistematicamente à medida que são afetadas por problemas externos.

     



    Contudo, existem os chamados Sistemas fechados, que não sofrem influência do ambiente externo. São sistemas normalmente criados pelo homem, tais como máquinas e motores, portanto, não sofrem com as variáveis do ambiente. Além disso, podemos dizer que os sistemas burocráticos são sistemas fechados de organização, pois não consideram as variáveis externas, dando ênfase apenas ao processo interno.

     



    Em síntese, os Sistemas abertos interagem com o ambiente, procuram ser "adhocráticos", enquanto Sistemas  Fechados não interagem com o ambiente, como por exemplo organizações altamente burocráticas.

     

     

    http://rodriguesreginaldo.blogspot.com.br/2013/03/sistemas-abertos-e-sistemas-fechados.html

     

     

  • Classificação de Sistemas

    Os sistemas podem ser classificados de inúmeras formas, que não são mutuamente excludentes. Abaixo seguem as principais classificações de acordo com Stair (1998) e Laudon & Laudon (2004).

     

    Aberto e Fechado: sistemas abertos são aqueles que possuem um elevado grau de interação com o ambiente. As organizações, assim como os seres vivos, necessitam interagir com o meio externo, realizando trocas de recursos e informações em todos os níveis. Os sistemas fechados são o oposto, contudo vale a ressalva de que não é possível a existência de um sistema completamente fechado, e o que ocorre são graus diferentes de interação. Assim, um sistema de uma organiza- ção militar tende a ser considerado como mais fechado que um sistema de uma instituição bancária.

     

    Adaptável e Não-Adaptável: os sistemas adaptáveis são aqueles que respondem adaptativamente às mudanças do ambiente através de um monitoramento contínuo. Os não-adaptáveis não prevêem mudanças significativas diante das alterações do ambiente. No contexto organizacional, as empresas vistas como sistemas não-adaptáveis normalmente não sobrevivem às turbulências do ambiente de negócio.

     

    Sistemas Permanentes e Temporários: os permanentes são sistemas sem um prazo predeterminado para deixar de existir. De maneira geral, uma organização, ao ser fundada não estabelece um horizonte de vida. Os temporários têm um tempo de operação pré-definido, por exemplo, um sistema composto por pessoas e recursos para executar um projeto específico. Neste aspecto é interessante revisitar o conceito de estrutura matricial apresentado na disciplina OS&M.

     

    De acordo com as classificações acima, podemos inferir que um sistema pode ser classificado simultaneamente em diversas categorias: por exemplo, um consórcio de empresas formado para participar de uma concorrência específica pode ser classificado como: aberto, adaptável e temporário.

     

    Link: http://www.tarciocarvalho.com/data/documents/Sistemas-de-Informacao.pdf

  • Não entendi por que a ultima frase é falsa, se os Sistemas temporários têm um tempo de operação pré definido. Foi o "porém" quem matou a assertiva?

  • QUAL O ERRO DA ÚLTIMA?

  • Acredito que o erro da última foi afirmar que sistema temporário é convertido em permanente.

    O temporário tem tempo pré-definido. Normalmente quando voltado para projetos como a construção de um navio, estaleiros navais...