SóProvas


ID
234211
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIENTEC-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao Meio Ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL: E

     
    De acordo com o art. 225 da Constituição Federal, o dever de defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado não cabe apenas ao Poder Público, mas também à coletividade. As demais alternativas, respectivamente, se coadunam com os seguintes fundamentos constitucionais: art. 225, §2; caput; §1, I; e §3.
     

     

  • Resposta: Letra E.

    A) CERTA - Art. 225 § 2º - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

    B) CERTA - Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado

    C) CERTA - Art. 225 § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (Regulamento)
     

    D) CERTA - § 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados. E) ERRADA - Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

     

  • o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e um direito transdindividual; pertence a todos, logo, a todos incube sua protecao.
  • Fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado aquele que explorar recursos minerais.

    Proclama a Constituição que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

    Incumbe ao Poder Público a preservação e restauração dos processos ecológicos essenciais e provimento do manejo ecológico das espécies e ecossistemas.

    As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

    Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se somente ao Poder Público o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.