SóProvas


ID
2344315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

  Uma paciente assintomática com vinte e nove anos de idade foi encaminhada para avaliação médica devido à ausculta de um sopro cardíaco. Ela relatou amigdalites de repetição na infância e negou outras comorbidades. Informou ainda que praticava corridas três vezes na semana. Ao exame físico, a paciente se apresentou eupneica, acianótica e normocorada; com frequência respiratória de 16 irpm; pressão arterial de 108 mmHg × 66 mmHg; frequência cardíaca de 72 bpm; ritmo cardíaco em dois tempos além de ictus palpável no 5.º espaço intercostal à esquerda; e linha hemiclavicular. Também foram constatados estalido de abertura da primeira bulha tardio e sopro mesodiastólico em decrescendo-crescendo de 2+/4, no 5.º espaço intercostal; e linha hemiclavicular à esquerda. Os demais resultados dos exames físicos não apresentaram alterações significativas. A radiografia de tórax e o eletrocardiograma também não mostraram alterações.

No que diz respeito a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

O uso da manobra de preensão isométrica conhecida como Handgrip deve causar nessa paciente aumento da intensidade do sopro.

Alternativas
Comentários
  • Preensão isométrica “Handgrip” ( o paciente usa uma mão para apertar dois dedos do examinador ou um objeto sustentadamente por 1 min ou mais ) : causa um aumento a resistência vascular periférica e da pós-carga, reduzindo a ejeção de sangue pela válvula aórtica e aumentando o volume contido no ventrículo esquerdo. É útil para aumentar a intensidade dos sopros da regurgitação mitral e da CIV e reduz o sopro da cardiomiopatia hipertrófica.