SóProvas


ID
234520
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O economista Simon Kuznets verificou que ao longo de 67 anos a propensão média a consumir da renda nos EUA se manteve praticamente constante, mesmo com o aumento da renda. A essa evidência inesperada para as teorias disponíveis à época, algumas respostas ganharam destaque. Acerca disso, considere as seguintes ideias:

1. Hipótese do ciclo de vida, de Franco Modigliani.
2. Teoria do consumo da renda permanente, de Milton Friedman.
3. Hipótese das razões inversas de poupança e investimento, de Feldstein e Horioka.
4. Abordagem das expectativas racionais, de Robert Lucas.

Caracterizam-se como respostas ao problema apresentado:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me explicar porque que a resposta certa é a b) e nao a d) ?
    Obrigada!
  • O enunciado da questão diz que o consumo das pessoas não mudam muito no decorrer dos anos...mesmo que a renda se altera.
    Ganhou destaque duas teorias importantes, quais sejam:
    Hipótese do ciclo de vida: o autor considera o ciclo de vida de uma pessoa tem 3 fases: fase jovem, adulta e idosa. Na fase jovem a pessoa tem renda menor, com isso ela tende a despoupar e ou pegar empréstimos, já que esperam renda maior no futuro. Com passar dos anos ele tem renda maior e poupa mais pra manter o padrão de consumo durante a velhice. E na velhice tende a ter renda somente do que ela poupou.

    Ou seja, as pessoas escolhem o QUANTO consumir e o QUANTO poupar levando em conta o futuro.

    Na Teoria do Consumo da Renda Permanente, Friedman diz que as pessoas tendem a manter um padrão de consumo estável durante toda o tempo. Esse padraão de consumo depende da RENDA PERMANENTE e não da RENDA DISPONIVEL como dizia Keynes. Ou seja, para Friedman as pessoas não levam em conta apenas a renda presente mas tb a renda futura. Elas tendem a manter um padrão de consumo linear ao logo do tempo.

    A Teoria das Expectativas Racionais não diz respeito somente ao consumo. E não tem relação com essas Teorias dadas acima.
    Essa teoria das Expectativas Racionais fala que os agentes levam em consideração (para todas as suas decisões, não somente decisão de consumo) todas as informações disponíveis hoje que influenciam suas expectativas.