SóProvas


ID
234529
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à participação do Banco Central nos mercados de câmbio, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Errada - A depreciação da taxa de câmbio significa dizer que valor do dólar, em reais, é diminuído. Ou seja, o Real é valorizado. Isso reduz o preço dos produtos importados.
    b) Errada - Pelo contrário, a elevação das taxas de juros internacionais incentiva a saída de dólar do país. Com menos dólar na economia interna, a moeda estranjeira se valoriza. Portanto, o Real se desvaloriza. Se o BACEN elevar a emissão de moeda nacional, a situação piora.
    c) Errada - Os saldos positivos do balanço de pagamentos significam aumentar as divisas (reservas, moeda estranjeira) no país. Tendo dólar em excesso, o preço deste cai. Ou seja, o Real fica valorizado. Não precisa, portanto, elevar os juros para que a moeda nacional não fique desvalorizada.
    d) Errada - Num regime de câmbio fixo, o BACEN tem que pagar o preço fixo da moeda estranjeira que foi fixado. Portanto ele não pode planejar o quanto pagará. Esse valor é fixo.
    e) Correta - Se o BACEN baixar a taxa de juros, o consumidor será incentivado a gastar mais, utilizando o dinheiro que estava depositado rendendo juros, pois estes não são, agora, tão atrativos quanto antes. Esse aumento da procura por produtos é o aumento da demanda agregada. 
  • A depreciação da taxa de câmbio causa uma diminuição do valor da moeda nacional. Não confundir depreciação com redução.
    No ítem A, acredito que o erro seja dizer que em um regime de câmbio flutuante, o Banco Central pode depreciar a taxa de câmbio. Ele pode fazer isso num regime de câmbio fixo.
  • Concordo com o Felipe com relação ao conceito da depreciação.

    Mas acredito que o erro da questão seja que ocorre depreciação cambial se estimulam as exportações, ou seja há um deslocamento de mão de obra do setor não exportador para o exportador, o que tende a manter o nível de inflação, ou até aumentar.
  • Em relação a resposta e), entendo que este raciocínio é parcial,  pois analisando a Curva IS-LM-BP, uma política monetária expansionista em regime de câmbio fixo é ineficaz. (redução taxa de juros ,como política monet expansionista -> desloca curva LM para direita, aumentando a Y -> por consequência estimula importações, em paralelo a redução da taxa de juros induz a saída de capitais -> reduzindo o crédito interno (deslocando a LM de volta).

    Caros colegas e professores,está errado meu raciocínio?

  • depreciação da taxa de câmbio = depreciação da moeda nacional

    desvalorização da taxa de câmbio = desvalorização da moeda nacional


  • Concordo plenamente com a colega Cristiane. A letra "E" só pode ser considerada correta num curtíssimo prazo, pois a queda dos juros leva a uma fuga de capitais da conta capital -financeira, pressionando o câmbio. Como o câmbio é fixo, o BACEN aumenta a disponibilidade de divisas no mercado, o que diminui a oferta monetária, elevando os juros e contraindo a renda até o ponto em que a taxa de juros interna volte a se igualar a taxa de juros externa.

    Resumindo, dentre as opções só a letra "E" é parcialmente verdadeira, pois o governo pode sim aumentar a demanda via redução dos juros, em um regime de câmbio fixo, mas esse aumento não se sustentará.