SóProvas


ID
2345425
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São tipos de desinfecção de esgotos de efluentes das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A)     A cloração é um processo de desinfecção, isto é, de eliminação de organismos patogênicos da água e/ou efluente (esgoto). O cloro penetra nas células dos microrganismos e reage com suas enzimas, destruindo-as. O cloro funciona como desinfetante no tanque de contato que está instalado no final do sistema de um tratamento de esgoto de acordo com a necessidade.

    B)    O ozônio é um poderoso oxidante e muito rápido na inativação de bactérias. ozônio tem 1,5 vezes o poder de oxidação do cloro e é 1500 vezes mais rápido na desinfecção.

    C)     C) A desinfecção dos esgotos deve ser considerada quando se pretende reduzir os riscos de transmissão de doenças infectocontagiosas. Nesse sentido, os requisitos de qualidade de uma água devem ser avaliados em função dos usos previstos para a mesma. O dióxido de cloro (ClO2) possui excelentes propriedades bactericidas, virucidas, esporicidas e algicidas e, devido a isso, é usado como desinfetante de água de abastecimento e efluente doméstico, bem como inibidor de crescimento de algas.

  • Cloro, ozônio e dóxido de cloro são agentes desinfectantes comumente utilizados no tratamento de esgotos e também de água, restanto então a letra d.