SóProvas


ID
2345569
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Denúncias de fraudes em eleições parlamentares [04/12/2011] provocaram a maior onda de protestos contra o governo desde o fim do regime comunista em 1991. As manifestações reuniram milhares de pessoas na capital, e em outras dezenas de cidades.
Manifestantes usaram a internet, celulares e redes sociais para disseminar informações sobre supostas irregularidades na votação. Isso foi possível devido ao maior contingente de pessoas com acesso a novas tecnologias.
(http://educacao.uol.com.br/atualidades/. Acessado em 15/12/2011)
O fato político ocorreu na

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Milhares protestam na Rússia contra fraudes nas eleições

    Moscou registrou a maior manifestação em dez anos. Russos protestaram contra o resultado das eleições parlamentares. Mais de 50 mil policiais foram mobilizados. Dezenas foram presos em diversas cidades russas.

    Segundo os organizadores, a passeata em Moscou reuniu até 100 mil manifestantes. A polícia contabilizou em 25 mil os participantes da passeata da capital, que se concentrou na praça Bolotnaya, próxima ao Kremlin, no centro de Moscou. A Praça Vermelha e outras áreas públicas da cidade foram bloqueadas pelas forças de segurança.

    Um contingente de mais de 50 mil policiais foi mobilizado para o local, e helicópteros sobrevoavam a baixa altitude o centro da cidade. As autoridades, que nos últimos anos sempre agiram severamente para impedir comícios menores da oposição, haviam permitido uma manifestação de até 30 mil pessoas.

    Cerca de 1.600 pessoas já foram presas até agora nos protestos desde a eleição em 4 de dezembro. "Chegou a hora de nos livrarmos das correntes", afirmou uma das principais figuras da oposição, o blogueiro Alexei Navalny, numa mensagem
    enviada da prisão, após ter sido preso em um protesto na segunda-feira. "Não somos gado ou escravos. Temos uma voz e temos força para defendê-la ", disse na mensagem, lida por um colega no protesto de Moscou.

    A oposição acusa o Kremlin de praticar fraude eleitoral em favor do partido da situação, Rússia Unida, que ganhou novamente a maioria absoluta dos assentos parlamentares.

     

    Fonte: http://www.dw.com/pt-br/milhares-protestam-na-r%C3%BAssia-contra-fraudes-nas-elei%C3%A7%C3%B5es/a-15592989