SóProvas


ID
23467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com conseqüente redução do risco sistêmico, isto é, do risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos.

Alternativas
Comentários
  • Trecho retirado do site do BACEN, introdução ao SPB:Com esse sistema, operado pelo Banco Central do Brasil, o País ingressou no grupo de países em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. "Esse fato, por si só, possibilita redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com conseqüente redução também do risco sistêmico, isto é, o risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos", no chamado "efeito dominó".
  • Foi necessário o desenvolvimento do novo sistema com intuito de mitigar o risco das operações. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência  de Reservas - STR, em 22/04/2002, marcou o início de uma nova fase do SPB.
    Esse sistema faz com que a tranferência de fundos interbancários possa ocorrer em tempo real, em caráter IRREVOGÁVEL e INCONDICIONAL. Com isso, como a operação é liquidada imediatamente, é reduzido o risco de um banco efetuar uma operação que não possui recurso para liquidá-la e comprometer a saúde financeira de outros. Tal fato poderia causar um risco sistêmico, um risco de quebra em cascata  dos bancos como em um dominó. 

    BONS ESTUDOS!
  • Para evitar o 'efeito dominó'. Por isso que existem as contas reservas, todas as operações do dia estão sendo fiscalizadas e nenhum banco pode operar com a conta reserva em negativo.
  • Pessoal, um macete que ouvi de um professor:

    Associem SPB com SBP (inseticida)

    SBP - terrível contra os insetos enquanto SPB Terrível contra riscos. E uma vez aplicado o inseticida, essa ação é irrevogável e incondicional. " Não tem volta"

    Parece um macete bobo, mas ajuda a memorizar.

  • Valeu Romeu! Gostei!

    Na verdade é com macetes "bobos" assim que eu decoro muita coisa... rsrsrs

  • Hahahahahaha, e eu que pensava que era o único que associava o Sistema de Pagamentos Brasileiro com o inseticida SPB... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • O Sistema de Pagamentos Brasileiro é muito eficaz. Diferentemente, do sistema existente nos EUA, que se mostrou falho na Crise Econômica Mundial, iniciada nesse mesmo país quando instituições financeiras tiveram o "crash"  alastrando-se para outros bancos. E também apresentou-se no ,Brasil, ser um dispositivo bem sólido diante dessa mesma Crise Econômica que veio como uma "marolinha", como disse o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

  • Na função de supervisão do SPB, cabe ao Banco Central assegurar que as IMF em operação no Brasil sejam administradas consistentemente com os objetivos de interesse público, mantendo a estabilidade financeira e reduzindo o risco sistêmico.

    Com a implantação do sistema de troca de fundos com liquidação bruta em tempo real, que processa ordens de transferência eletrônica de fundos entre bancos, essas ordens, uma vez processadas pelo sistema, passaram a gozar dos atributos de irrevogabilidade e incondicionalidade.

    Além disso, para garantir a solidez do sistema, no STR não há possibilidade de lançamentos a descoberto. Ou seja, não se admite saldo negativo. Com isso, houve a redução do risco sistêmico.

    Gabarito: CERTO