-
O new journalism foi criado por Truman Capote, era uma notícia escrita em formato de um romance. Todos os fatos eram apurados com precisão, mas eram dispostos como uma história de forma literária. Eram um romance de fatos reais.
-
"A objetividade não existe, mas a vontade de ser objetivo pode ou não existir." (Alfred Grosser)
-
A objetividade, segundo M. Erbolato, deve ser publicada de forma sintética, sem rodeios e de maneira a dar a noção correta do assunto focalizado.
-
Achei estranha essas alternativas. Se tivesse uma opção com os números 1 e 4, eu marcaria com correta. Nunca li que o New Journalism produziu a crise na objetividade do jornalismo. Acho que essa suposta objetividade sempre esteve em "crise", porque segundo vários autores (e eu , pessoalmente concordo) não existe objetividade total, o jornalista é um ser humano , e vai ter sempre sua bagagem cultural que o faz enxergar as coisas por um determinado viés,mas é preciso se policiar quanto a isso, e tentar ser o mais objetivo possível, como afirma o número 4
-
Gabarito
C - Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
-
http://www.criticaecompanhia.com.br/allan.htm
-
Objetividade
Para o jornalismo a objetividade é a qualidade de um texto onde um redator, a partir de um texto claro e conciso, apresente um ponto de vista neutro politica ou ideologicamente. A discussão da possibilidade da objetividade é um dos pontos centrais da teoria do jornalismo. De um ponto de vista eminentemente técnica, a objetividade seria possível através do estrito cumprimento das regras do texto jornalístico (texto substantivado, técnica da pirâmide invertida etc) e, ao mesmo tempo, pela rígida observância da postura ética.
Wilson Roberto Vieira Ferreira, em Dicionário da Comunicação, p. 365, Ciro Marcondes Filho
GAB E