SóProvas


ID
2347189
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.
I. O controle da temperatura e da umidade relativa do ar é de importância fundamental na preservação dos acervos de bibliotecas, pois níveis inaceitáveis desses fatores contribuem sensivelmente para a desintegração dos materiais.
II. O calor acelera a deterioração: a velocidade da maioria das reações químicas, inclusive a deterioração, é aproximadamente dobrada a cada aumento de temperatura de 10 °C.
III. Os altos níveis de umidade relativa do ar fornecem o meio necessário para promover reações químicas danosas nos materiais e, combinados com as baixas temperaturas, encorajam a proliferação de mofo e a atividade de insetos.
IV. A umidade relativa extremamente baixa, que costuma ocorrer no inverno em prédios com aquecimento central, pode levar ao ressecamento e ao aumento da fragilidade de certos materiais.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 189):

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente para a deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23°C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, utilizando equipamentos específicos como aparelho de ar-condicionado, ventilador, higrômetro (mede a umidade relativa do ar), termo-higrômetro (mede a temperatura e a umidade do ambiente), e desumidificador (retira a umidade do ambiente).

    Gab. A

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  • GABARITO: A

    "O controle da temperatura e da umidade relativa do ar é de importância fundamental na preservação dos acervos de bibliotecas e de arquivos, pois níveis inaceitáveis destes fatores contribuem sensivelmente para a desintegração dos materiais. O calor acelera a deterioração: a velocidade da maioria das reações químicas, inclusive a deterioração, é aproximadamente dobrada a cada aumento de temperatura de 10° C. Os altos níveis de umidade relativa do ar fornecem o meio necessário para promover reações químicas danosas nos materiais e, combinados com as altas temperaturas, encorajam a proliferação de mofo e a atividade de insetos. A umidade relativa extremamente baixa, que costuma ocorrer no inverno em prédios com aquecimento central, pode levar ao ressecamento e ao aumento da fragilidade de certos materiais".

    Fonte: OGDEN, Sherelyn (ed.). Meio ambiente. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001. p. 7.