SóProvas


ID
234724
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere se fatores abaixo constituem características psicológicas da audiência, segundo os parâmetros da teoria empírico-experimental, identificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F).

( ) O interesse em obter informações.
( ) A exposição seletiva.
( ) A exposição casual aos meios de massa.
( ) A interpretação seletiva e memorização também seletiva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Olhando para a questão de forma lógica, mesmo sem conhecer a teoria, pode-se inferir que a terceira afirmação é a única que destoa das outras.
  • A Teoria da Persuasão, também chamada de Teoria Empírico-experimental, paralelamente à Teoria Empírica de Campo, desenvolve-se a partir dos anos 40 e conduz ao abandono da Teoria Hipodérmica. Consiste na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta. Oscila entre a idéia de que é possível obter efeitos relevantes se as mensagens forem adequadamente estruturadas e a certeza de que, frequentemente, os efeitos que se procurava obter não foram conseguidos. Persuadir os destinatários é possível se a mensagem se adequa aos fatores pessoais ativados pelo destinatário ao interpretá-la. A mensagem contém características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traços específicos da personalidade do destinatário.

    Fatores relativos à audiência

    • Interesse em obter a informação.
    • Exposição seletiva: Campanhas fazem mais efeito para os que já concordam com o tema.
    • Percepção seletiva: O destinatário interpreta a mensagem e a adapta a seus valores, às vezes entendendo-a até de forma oposta à original.
    • Memorização seletiva:' A audiência memoriza mais os argumentos com os quais concorda. Com o passar do tempo da exposição, isso se acentua.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_persuas%C3%A3o
  • Pior de tudo é que eles tiraram essa questão do Wikipédia:


    Interesse em obter a informação.
    Exposição seletiva: Campanhas fazem mais efeito para os que já concordam com o tema. Percepção seletiva: O destinatário interpreta a mensagem e a adapta aos seus valores, às vezes entendendo-a até de forma oposta à original. Memorização seletiva:' A audiência memoriza mais os argumentos com os quais concorda. Com o passar do tempo da exposição, isso se acentua.