SóProvas


ID
2347264
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O óleo isolante de um transformador de cabine primária deve possuir algumas propriedades básicas, dentre elas:

Alternativas
Comentários
  • Como o óleo é isolante, deve possuir elevada rigidez dielétrica. Além disso, deve ser resistente à corrosão (e formação de borras) e ter elevada capacidade de dissipação de calor de modo a evitar o superaquecimentos dos núcleos metálicos. Atualmente, o líquido isolante mais utilizado é o óleo mineral naftênico. Também é desejável que os óleos usados em transformadores possuam alto ponto de fulgor, baixa toxidade e ter baixo ponto de fluidez e não atacar os materiais usados na construção de transformadores.

  • Os óleos isolantes, também conhecidos como óleos de transformador, são fluidos, estáveis a alta temperatura, dotado de elevadas características isolantes. São empregados em certos tipos de transformadores elétricos, reatores de potência, capacitores de alta tensão, chaves e comutadores e outros equipamentos elétricos. Suas principais funções são garantir o isolamento elétrico, extinguir descargas elétricas parciais e arcos elétricos e servir como meio de troca térmica para a refrigeração do equipamento."Todo transformador utiliza um fluido com a função de isolante elétrico e também para refrigerar o transformador. Tradicionalmente, esses fluidos isolantes são à base de óleo mineral, o que pode representar riscos consideráveis à saúde, meio ambiente e, principalmente, de incêndio.

    O tipo de fluido mais largamente empregado em equipamentos elétricos é o óleo mineral de elevado grau de refino, derivado do petróleo. Também existem óleos isolantes de origem vegetal, fabricados a partir de sojagirassol e outras matérias-primas, e fluidos sintéticos. Durante algum tempo foram empregados compostos organoclorados, os PCBs, porém os mesmos foram banidos no Brasil e na maior parte do mundo devido à sua baixa biodegradabilidade, potencial agressivo ao ambiente e por serem carcinogênicos.