SóProvas


ID
23473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

No âmbito de um sistema de compensação e de liquidação, não é admitida compensação multilateral de obrigações.

Alternativas
Comentários
  • É BILATERAL a compensação e a liquidação de obrigações.
  • É, sim, admitida compensação multilateral de obrigações.
  • Lei nº 10.214, de 27 de Março de 2001. – SBP.Art. 3o É admitida a compensação multilateral de obrigações no âmbito de uma mesma câmara ou prestador de serviços de compensação e de liquidação.Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, define-se compensação multilateral de obrigações o procedimento destinado à apuração da soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relação aos demais.
  • No âmbito de um sistema de compensação e liquidação é admitida compensação multilateral de obrigações.

  • Alguém para me explicar de uma forma clara o que é compensação multilateral?

  • Sueli, não sei se vai te ajudar pois eu não saberia explicar...então recorri ao BACEN:

    "Compensação multilateral

    Procedimento que se caracteriza pela apuração da soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relação aos demais. O resultado da compensação multilateral também corresponde ao resultado de cada participante em relação à câmara ou ao prestador de serviços de compensação e de liquidação que assuma a posição de parte contratante para fins de liquidação das obrigações realizadas por seu intermédio."


  • Para quem não entendia assim como eu o que é essa tal compensação multilateral,  segue um comentário que explica o que é: 
    "Compensar" em geral quer dizer que um conjunto de ordens de pagamento não vão ser pagas, individualmente isto é, o dinheiro não vai ser tranferido para cada ordem, uma a uma. Imagine que o o banco A tem que pagar $100 para o banco B, enquanto o próprio banco B tem pagar $50 para o banco A. É possível que o banco A pague então apenas $50 ao banco B. Se temos apenas dois bancos, chamamos de bilateral. Agora imagine o conjunto de bancos do Brasil, todos pagando e recebendo de todos. É possível no final do dia simplesmente verificar quem deve e quem te a receber e fazer o pagamento apenas das diferenças. Isso, entretanto carrega um grande risco - imagine se algum banco não paga no final do dia? É por isso que no brasil a maioria dos pagamentos entre bancos é feita sem nenhuma compensação, ou seja, cada pagamento tem que ser feito individualmente - o chamado Pagamento Bruto em Tempo Real.
    fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120219184910AANbZRw

  • ERRADA!


    Há o reconhecimento da compensaçao multilateral nos sistemas de compensaçao e liquidaçao.

  • Errado. Inclusive existe vários sistemas que trabalham com compensação multilateral de obrigações como, por exemplo: CETIP (liquida títulos de renda fixa privados além de títulos públicos estaduais e municipais), BM&FBOVESPA - Câmara de ações (liquida títulos de renda variável e títulos privados de renda fixa) entre outros. 

    Gabarito: Errado.