SóProvas


ID
234760
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O DSM-IV define e classifica os transtornos da aprendizagem em uma categorização que, apesar de polêmica, é amplamente utilizada em contextos educacionais e de saúde. Sobre esses transtornos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Concordo... inclusive seria o que tornaria a classificação polêmica como diz o enunciado da questão!
  • Não concordo com os colegas acima! Esta é uma realidade... a maiorias das pessoas com transtorno de aprendizagem (diagnosticadas ou não) possuem uma baixa autoestima e consequentemente uma dificuldade nas relações sociais. É só observar estas crianças nas escolas que facilmente constatamos esta realidade... infelizmente estas características chegam a ser quase que sintomas secundários dos transtornos de aprendizagem.
  • Características Diagnósticas
    Os transtornos da aprendizagem são diagnosticados quando os resultados do indivíduo em testes padronizados e individualmente administrados de leitura, matemática ou expressão escrita estão substancialmente abaixo do esperado para sua idade, escolarização e nível de inteligência. 

    Os problemas de aprendizagem interferem significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura, matemática ou escrita. Variados enfoques estatísticos podem ser usados para estabelecer que uma discrepância é significativa. 

    Substancialmente abaixo da média em geral define uma discrepância de mais de 2 desvios-padrão entre rendimento e QI. 

    Uma discrepância menor entre rendimento e QI (isto é, entre 1 e 2 desvios-padrão) ocasionalmente é usada, especialmente em casos onde o desempenho de um indivíduo em um teste de QI foi comprometido por um transtorno associado no processamento cognitivo, por um transtorno mental comórbido ou condição médica geral, ou pela bagagem étnica ou cultural do indivíduo. 

    Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades de aprendizagem podem exceder aquelas habitualmente associadas com o déficit. Os Transtornos da Aprendizagem podem persistir até a idade adulta.

    Características e Transtornos Associados
    Desmoralização, baixa auto-estima e déficits nas habilidades sociais podem estar associados com os transtornos da aprendizagem. A taxa de evasão escolar para crianças ou adolescentes com Transtornos da Aprendizagem é de aproximadamente 40% (cerca de 1,5 vezes a média). 

    Os adultos com Transtornos da Aprendizagem podem ter dificuldades significativas no emprego ou no ajustamento social. Muitos indivíduos (10-25%) com Transtorno da Conduta, Transtorno Desafiador Opositivo, Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade, Transtorno Depressivo Maior ou Transtorno Distímico também têm Transtornos da Aprendizagem. 

    Existem evidências de que atrasos no desenvolvimento da linguagem podem ocorrer em associação com os Transtornos da Aprendizagem (particularmente Transtorno da Leitura), embora esses atrasos possam não ser suficientemente severos para indicarem o diagnóstico adicional de Transtorno da Comunicação.

  • Acredito que a letra A, também caberia, pois muito acontece de professores, pais e alguns profissionais, de hipotetizar um possível retardo mental relacionado a dificuldade de aprendizagem.


  • Resposta correta:

    e) Baixa autoestima e dificuldades nas habilidades sociais são associadas aos transtornos de aprendizagem.