SóProvas


ID
2348161
Banca
IDECAN
Órgão
MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

O processo de Reforma Psiquiátrica  

  O início do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo da eclosão do “movimento sanitário”, nos anos 70, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, equidade na oferta dos serviços, e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado. 
  Embora contemporâneo da Reforma Sanitária, o processo de Reforma Psiquiátrica brasileira tem uma história própria, inscrita num contexto internacional de mudanças pela superação da violência asilar. Fundado, ao final dos anos 70, na crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico, por um lado, e na eclosão, por outro, dos esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos, o processo da Reforma Psiquiátrica brasileira é maior do que a sanção de novas leis e normas e maior do que o conjunto de mudanças nas políticas governamentais e nos serviços de saúde.
  A Reforma Psiquiátrica é processo político e social complexo, composto de atores, instituições e forças de diferentes origens, e que incide em territórios diversos, nos governos federal, estadual e municipal, nas universidades, no mercado dos serviços de saúde, nos conselhos profissionais, nas associações de pessoas com transtornos mentais e de seus familiares, nos movimentos sociais, e nos territórios do imaginário social e da opinião pública. Compreendida como um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, é no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da Reforma Psiquiátrica avança, marcado por impasses, tensões, conflitos e desafios.
(Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf. Acesso em: 01/2017. Fragmento.) 

Segundo o último parágrafo do texto transcrito,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    "Compreendida como um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, é no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da Reforma Psiquiátrica avança, marcado por impasses, tensões, conflitos e desafios."

  • Porque a alternativa E estaria errada?
  • Fiquei com a impressão de que a letra "e" é uma interpretação que vai além do que o texto efetivamente diz. De fato, o texto diz que a Reforma Psiquiátrica é complexa por envolver vários segmentos, mas não chega a afirmar que isso causa questões problemáticas que demandem solução. (Embora seja uma interpretação crível.)

  • Discordo do gabarito. Em nenhum momento o último parágrafo afirma que as reformas pisiquiátricas teve conquistas percebidas de forma efetiva.

  • gabarito. C)     é no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da Reforma Psiquiátrica avança...

  • Cotidiano =através de práticas diárias institucionais, sociais e pessoais. 

  • banca FDP..... chega ser subjetiva a conrreção, so quem  acerta todas é quem faz a prova...  deveriam anular esse tipo de questão... so privilegia quem chuta kkkkk, me expliquem porque a E esta errada?

  • Gabarito: C

    O texto está praticamente copiado nessa alternativa. Todas as outras opções extrapolam o que o texto diz.

  • Gabarito “C”:

    c) sendo caracterizada como um conjunto de transformações, a Reforma Psiquiátrica tem suas conquistas percebidas de forma efetiva através de práticas diárias institucionais, sociais e pessoais.

    Compreendida como um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, é no cotidiano da vida das instituições, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da Reforma Psiquiátrica avança, marcado por impasses, tensões, conflitos e desafios.” Último período do texto.

    --------------

    Termos em vermelho são erros (extrapolações).

    a) a sequência “impasses, tensões, conflitos e desafios” reflete a complexidade do assunto tratado através de seu sentido polissêmico e ambíguo.

     

    b) a citação de aspectos e fatos diferenciados, e até mesmo, antagônicos reflete uma preocupação com tendências ao pessimismo, acerca da implantação efetiva da reforma psiquiátrica.

     

    d) o processo da Reforma Psiquiátrica carece de transformações, mudança da mentalidade atual em várias esferas de atuação tanto públicas quanto privadas com ênfase em instituições governamentais federal, estadual e municipal. 

     

    e) a complexidade da Reforma Psiquiátrica se deve ao fato de haver um envolvimento de vários segmentos da sociedade causando, tal fato, um elevado índice de questões problemáticas recorrentes a serem analisadas e tratadas.

  • Banca complexa!

  • não consegui identificar o erro da E.


  • Pensando seriamente parar de estudar pra AGU por causa dessa banca.

    As questões de RL, informática e português são surreais.

  • Galera, tem que ler bem os textos usados por essa banca. Ela usa alternativas ''bonitas'', porém as erradas falam sempre algo mais, ultrapassa o que foi dito no texto.