C__)
2.8 Competência interpessoal no gerenciamento de conflitos
De acordo com Fela Moscovici (1998), competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. A habilidade de lidar com situações interpessoais engloba várias habilidades, entre as quais se destaca a flexibilidade perceptiva e comportamental, que significa procurar ver de vários ângulos ou aspectos a mesma situação e atuar de forma diferenciada, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ação.
Outro componente da competência interpessoal refere-se ao relacionamento em si e compreende a dimensão emocional-afetiva.
Ainda, segundo a autora, competência interpessoal, portanto, é resultante da percepção acurada realística das situações interpessoais e de habilidades específicas comportamentais que conduzem consequências significativas no relacionamento duradouro e autêntico, satisfatório para as pessoas envolvidas.
A competência interpessoal é habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada à necessidade de cada uma delas e às exigências da situação.
Para Argyris (1968), competência interpessoal refere-se à habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios:
1. Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação.
2. Habilidade de resolver realmente os problemas de tal modo que não haja regressões.
3. Soluções alcançadas de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.
As diferenças entre objetivos organizacionais e interesses individuais sempre produzem alguma relação de conflito, que pode ser interno (psicológico ou intraindividual) ou externo (social). Administrar conflitos é uma importante tarefa gerencial no contexto da motivação da equipe de trabalho, visando a mais um passo decisivo para a administração participativa.
A resposta correta é a letra C.
Por competência interpessoal, entende-se a habilidade de mediar eficazmente as necessidades relacionais e situacionais; ou seja, levar em conta as necessidades pessoais (ou interpessoais) de forma que esta cumpra com as exigências no contexto em que estão inseridas (RESENDE, 2003; VALLE, 2006; MOSCOVICI, 2003).
A letra A está errada: Competência interpessoal é a habilidade de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um, e não há como isso acontecer sem que haja interação, comunicação e contato.
A letra B está errada: O desenvolvimento interpessoal não passa pelo avanço tecnológico e instrumental. Desenvolver a competência interpessoal não é uma trajetória automática, pois se trata da área do humano, dos valores, da cultura e dos sentimentos.
A letra C está correta: Moscovici (2003) e Valle (2006) apontam que pesquisas realizadas no sentido de avaliar a importância da competência interpessoal, ressaltam o fator interpessoal como grande diferencial de um líder eficaz.
A letra D está errada: O conflito não é eliminado. Ele é na maioria das vezes inevitável, pois resulta das diferenças entre as pessoas. A única maneira de evoluir do conflito para o consenso (acordo ganha — ganha) é a prática da convergência. É onde entra a competência interpessoal. Ela requer que o gerente desenvolva habilidades que o permitam lidar com as situações relacionais do ambiente organizacional.
A letra E está errada: Podemos classificar as competências em humanas, individuais (aquelas relacionadas ao indivíduo ou à equipe de trabalho) e em organizacionais (aquelas que dizem respeito à organização como um todo). Para Fleury ( 2000), competência é “um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.”
Gabarito: letra C.