-
A função do tanque de equalização é manter a mesma vazão de saída para garantir o funcionamento adequado do sistema de tratamento.
Aplicação:
Homogeneização do meio líquido e minimização de “picos” de vazões existentes no início do Tratamento de efluentes industriais, sanitários e água bruta.
Funcionamento: O Tanque de Equalização comporta-se como um “pulmão”, onde as vazões internas de líquido variam de acordo com a entrada e tem a função de manter a mesma vazão de saída para garantir o funcionamento adequado do sistema de tratamento. No interior do tanque, o misturador submersível proporciona uma agitação vigorosa, garantindo homogeneidade do efluente.
-
O tratamento primário é constituído unicamente por processos físico-químicos.
Nesta etapa procede-se a equalização e neutralização da carga do efluente a partir de um tanque de equalização e adição de produtos químicos. Seguidamente, ocorre a separação de partículas líquidas ou sólidas através de processos de floculação e sedimentação, utilizando floculadores e decantador (sedimentador) primário.
-
Equalização
Homogeneizar o efluente (tanto em concentração de contaminantes quanto em temperatura), já que na geração do efluente, principalmente o industrial, pode haver cargas de choque e/ou despejos com temperatura elevada.