-
2.8. Ciências auxiliares da Arquivologia
• Diplomática – é o estudo de documentos quanto à sua autenticidade (o documento é verdadeiro?) e fidedignidade (possui fé pública?), além da sua estrutura formal.
• Paleografia – Técnica que habilita a decifrar documentos antigos. Estuda a história da escrita e a evolução das letras. Permite o conhecimento dos materiais (papiro, pergaminho, papel etc.) e dos instrumentos (cálamo, pena etc.) para escrever. O estudo da Paleografia propicia um melhor entendimento dos registros documentais para o resgate de fatos históricos.
Além delas, podemos citar mais duas ciências auxiliares:
• Heráldica – disciplina que estuda os brasões e emblemas.
• Genealogia – disciplina que estuda a origem, a ascendência e a descendência dos indivíduos e as relações entre famílias.
Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (Arquivo Nacional).
GABARITO A.
-
A Arquivística atua em conjunto, auxiliando e sendo auxiliada, com outras ciências, sobretudo as informacionais. Vamos definir cada uma das ciências apresentadas nos itens:
Diplomática: ciência que tem por objeto os diplomas, as cartas e outros documentos oficiais, para determinar sua autenticidade, sua integridade e época ou data em que foi feito.
Paleografia: estudo das antigas formas de escrita, incluindo sua datação, decifração, origem, interpretação etc.
História: ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.
Heurística: ciência que tem por objeto a descoberta dos fatos.
Teoria das 3 Idades: divisão do arquivo em 3 fases distintas, por onde passam os documentos de acordo com seu valor e tempo de existência.
Portanto a ciência que auxilia a Arquivística quanto à prova de fatos é a Diplomática. Por mais que a Heurística e a Paleografia também tratem de fatos passados, somente a Diplomática concentra suas análises no documento. A Paleografia concentra suas análises mais nas formas de escritas, e a Heurística faz reflexões sobre os fatos, sem ligações sobre suas provas.
Gabarito do professor: Letra "A"
-
Na mesma linha de Duranti, MacNeil chama atenção para a “verdade documentária”, ou seja, a verdade que provém do documento em si, dos elementos que o compõem. Nesse sentido, MacNeil (...) "A análise diplomática traduzia um documento para um sistema de sinais ou traços externos que apontavam para uma realidade além deles mesmos (…) Movendo-se da observação de fatos perceptíveis (os elementos do próprio documento) para afirmações sobre fatos imperceptíveis (o passado no qual o documento foi criado), a metodologia diplomática transformava fatos escritos em fontes históricas e nutria a crença de que o conhecimento sobre um passado para o qual não havia nenhum acesso direto podia, não obstante, ser alcançado pelo exame dos seus traços documentários". Portanto, pode-se deduzir que a noção de documento arquivístico como fonte de prova advém da diplomática.
fonte: Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos - Rondinelli
GABARITO: LETRA A