RESOLUÇÃO CFC Nº 1133/08
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
30. A Demonstração dos Fluxos de Caixa permite aos usuários projetar cenários de fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do regular financiamento dos serviços públicos.
31. A Demonstração dos Fluxos de Caixa deve ser elaborada pelo método direto ou indireto e evidenciar as movimentações havidas no caixa e seus equivalentes, nos seguintes fluxos:
(a) das operações;
(b) dos investimentos; e
(c) dos financiamentos.
32. O fluxo de caixa das operações compreende os ingressos, inclusive decorrentes de receitas originárias e derivadas, e os desembolsos relacionados com a ação pública e os demais fluxos que não se qualificam como de investimento ou financiamento.
33. O fluxo de caixa dos investimentos inclui os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante, bem como recebimentos em dinheiro por liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos e outras operações da mesma natureza.
34. O fluxo de caixa dos financiamentos inclui os recursos relacionados à captação e à amortização de empréstimos e financiamentos.
Correta: D.
A questão de contabilidade geral trata da DFC, que é regulada pela NBC T 3.8:
NBC T 3.8 – DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
(...)
3.8.2.4 Atividades operacionais – são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades diferentes das de investimento e de
financiamento. Podem ser exemplificadas pelo recebimento de vendas, pagamento de fornecedores por compra de materiais, pagamento de funcionários, etc.
Portanto, correta a alternativa D.
3.8.2.5 Atividades de investimentos – são aquisição e venda de ativos de longo prazo e outros investimentos que representam gastos destinados a gerar receitas futuras e fluxos de caixa e que não estão incluídos nos equivalentes de caixa. Exemplos: desembolsos para aquisição de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo, recebimento pela venda de ativo imobilizado, aquisição ou venda de ações ou instrumentos de dívida de outras entidades. As atividades de investimentos não compreendem a aquisição de ativos com o objetivo de revenda.
Incorreta a alternativa A, visto que a venda de imobilizados não fazem parte das atividades operacionais, mas sim das de investimento.
3.8.2.6 Atividades de financiamentos – são atividades que resultam em mudanças no tamanho e na composição do patrimônio líquido e empréstimos a pagar da entidade, que representam exigências impostas a futuros fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à entidade. Exemplos: numerário proveniente da emissão de ações ou instrumentos de capital, pagamento a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade, numerário proveniente da emissão de debêntures, tomada de empréstimo em curto e longo prazos, amortização de empréstimos e pagamento de arrendamento.
Incorreta a alternativa B, pois atividades de financiamento representam transações com fornecedores de capital e não de mercadoria.
Incorreta também a C, pois a descrição trata de atividades de financiamento e não de investimento.
Incorreta a E, uma vez que o pagamento de dividendos sequer aparece na DFC.