SóProvas


ID
2350798
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As saídas de emergência das edificações devem atender às normas técnicas vigentes:
1. O número e a largura de escadas ou rampas como rotas de fuga dependem do uso da edificação.
2. A largura das escadas de emergência é um múltiplo das unidades de passagem (UP), critério de dimensionamento da norma técnica que equivale à largura de 80 cm.
3. As normas não estabelecem critérios para o dimensionamento das escadas que não são destinadas para saídas de emergência.

4. As escadas, rampas e descargas são dimensionadas em função do pavimento de maior população, o qual determina as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido de saída.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 9077

    4.4.1 Largura das saídas

    b) as escadas, rampas e descargas são dimensiona- das em função do pavimento de maior população, o qual determina as larguras mínimas para os lan- ços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.

  • 2 - As larguras das escadas devem atender aos seguintes requisitos:

    a) ser proporcionais ao número de pessoas que por elas devam transitar em caso de emergência, conforme 4.4;

    b) ser medidas no ponto mais estreito da escada ou patamar, excluindo os corrimãos (mas não as guardas ou balaustradas), que se podem projetar até 10 cm de cada lado, sem obrigatoriedade de aumento na largura das escadas; c) ter, quando se desenvolver em lanços paralelos, espaço mínimo de 10 cm entre lanços, para permitir localização de guarda ou fixação do corrimão.

    3 - 4.7.5 Escadas não destinadas a saídas de emergência

    4.7.5.1 As escadas secundárias, não destinadas a saídas de emergência, mas que podem eventualmente funcionar como tais, isto é, todas as demais escadas da edificação, devem:

    (...)

    NBR 9077

  • NBR 9077

    3.54 Unidade de passagem

    Largura mínima de uma fila de pessoas fixada em 0,55m.

  • 1. O número e a largura de escadas ou rampas como rotas de fuga dependem do uso da edificação.

    o número???

  • Já fiz essa questão mil vezes mas nunca tinha notado que a assertiva I está errada, pra mim, ela foi mal redigida e não possui gabarito uma vez que LARGURA ≠ NÚMERO!

    Resumindo pra quem tem pressa:

    Para o número, em função do uso

    Para a largura, em função do pavimento de maior população

    Vamos à norma 9077:

    4.4 Dimensionamento das saídas de emergência

    4.4.1 Largura das saídas

    4.4.1.1 A largura das saídas deve ser dimensionada em função do número de pessoas que por elas deva transitar, observados os seguintes critérios:

    a) os acessos são dimensionados em função dos pavimentos que servirem à população;

    b) as escadas, rampas e descargas são dimensionadas em função do pavimento de maior população, o qual determina as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.

    Portanto, ao afirmar, "O número e a largura de escadas ou rampas como rotas de fuga dependem do uso da edificação. " está errada, NÃO DEPENDE do uso da edificação e sim em função da população!

    Já o item "número", encontramos o seguinte:

    4.5.3 Número de saídas

    4.5.3.1 O número mínimo de saídas exigido para os diversos tipos de ocupação, em função da altura, dimensões em planta e características construtivas de cada edificação, acha-se na Tabela 7 do Anexo.

    Questão sem gabarito ao meu ver!