SóProvas


ID
2351482
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Social estabelece que os serviços socioassistenciais no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) são organizados segundo algumas referências. Dentre essas referências, consta a vigilância social, que se refere a

Alternativas
Comentários
  • II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

  • Vigilância Socioassistencial: 

    O que é? Quais objetivos?

     

    LOAS - Lei 8742

    Art. 2º A assistência social tem por objetivos: 

    I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos (...);

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos;

    III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.

    Parágrafo único.  Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.

     

    A Vigilância Socioassistencial deve apoiar atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas (Caderno-SUAS, página 09):

    a) sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos;

    b) sobre os padrões de oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais, considerando questões afetas ao padrão de financiamento, ao tipo, volume, localização e qualidade das ofertas e das respectivas condições de acesso.

     

    A Vigilância Socioassistencial objetiva detectar e compreender as situações de precarização e de agravamento das vulnerabilidades que afetam os territórios e os cidadãos, prejudicando e pondo em risco sua sobrevivência, dignidade, autonomia e socialização.

    Deve buscar conhecer a realidade específica das famílias e as condições concretas do lugar onde elas vivem e, para isso, é fundamental conjugar a utilização de dados e informações estatísticas e a criação de formas de apropriação dos conhecimentos produzidos pelos pelas equipes dos serviços socioassistenciais, que estabelecem a relação viva e cotidiana com os sujeitos nos territórios. (Caderno-SUAS, página 09)


    Fontes:

    Caderno (SUAS) de Orientações Técnicas da Vigilância Socioassistencial - http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_Vigilancia.pdf

     

    LOAS - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8742compilado.htm

     

    Gabarito: E)

     

    Meu Blog de compartilhamento de estudos sobre a atuação do Serviço Social:

    https://estudando-servicosocial.blogspot.com.br/