Boa tarde, pessoal!
A crítica mais contundente à afirmação da família como referência das políticas públicas, na atualidade, está associada à regressão da participação do Estado Social na provisão de bem-estar. Ou seja, desvia da rota da garantia dos direitos sociais através de políticas públicas de caráter universal e entra na rota da focalização das políticas públicas nos seguimentos mais pauperizados da população, fortalece significativamente o mercado enquanto instância de provisão de bem-estar e aposta na organização sociedade civil como provedora. Nessa configuração a família é chamada a reincorporar os riscos sociais e com isso assiste-se um retrocesso em termos de cidadania social. Ao contrário, na proposta protetiva, persiste-se na afirmação que a proteção se efetiva através da garantia de direitos sociais universais, pois somente através deles é possível consolidar a cidadania e caminhar para a equidade e a justiça social.
file:///C:/Users/Cliente/Desktop/ARQUIVOS/TUDO%20SERVI%C3%87O%20SOCIAL/TEXTOS%20SERVI%C3%87O%20SOCIAL/AUTORES/MIOTO/Fam%C3%ADlia,%20trabalho%20com%20fam%C3%ADlias%20e%20Servi%C3%A7o%20Social%201%20-Regina%20C%C3%A9lia%20Mioto.pdf
A questão pede para assinalar a opção que explique a chamada proposta protetiva segundo a autora Mioto.
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Assim sendo (MIOTO, 2010, p. 170) [...] a proposta protetiva, persiste-se na afirmação que a proteção se efetiva através da garantia de direitos sociais universais, pois somente através deles é possível consolidar a cidadania e caminhar para a equidade e a justiça social.
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.Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/viewFile/7584/6835
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Gabarito: A)
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Meu Blog de compartilhamento de estudos sobre a atuação do Serviço Social:
https://estudando-servicosocial.blogspot.com.br/
[GABARITO] a) afirma a garantia de direitos sociais universais como forma de consolidação da equidade social. [proposta Protetiva: a proposta protetiva, persiste-se na afirmação que a proteção se efetiva através da garantia de direitos sociais universais, pois somente através deles é possível consolidar a cidadania e caminhar para a equidade e a justiça social (MIOTO, 2010, p. 170)]
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b) afirma que a família e o mercado são dois canais naturais para satisfação das necessidades dos indivíduos. [quem assim afirma, segundo Mioto, é a proposta Familista da política social "A idéia central da proposta familista reside na afirmação da tradição secular que existem dois canais naturais para satisfação das necessidades dos indivíduos: a família e o mercado." (MIOTO, 2010, p. 169)]
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c) postula que as políticas públicas devem compensar os problemas vivenciados pelas famílias, como o desemprego. [é a proposta Familista que assim considera: "a política pública acontece prioritariamente, de forma compensatória e temporária, em decorrência da sua falência [da família e do mercado] no provimento de condições materiais e imateriais de sobrevivência" (MIOTO, 2010, p. 169)]
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d) foi delineada, no contexto do desenvolvimento capitalista e do liberalismo econômico, quando se conformou a família nuclear burguesa. [A proposta que foi delineada no referido contexto é a concepção Familista (MIOTO, 2010, p. 170) ]
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e) entende a falência das famílias como resultado da sua incapacidade de mudar comportamentos e estilos de vida e de se articularem em redes de solidariedade. [Segundo Mioto (2010, p. 170), este entendimento faz parte da concepção Familista: "O fracasso das famílias é entendido [na proposta Familista] como resultado da incapacidade de gerirem e otimizarem seus recursos, de desenvolverem adequadas estratégias de sobrevivência e de convivência, de mudar comportamentos e estilos de vida, de se articularem em redes de solidariedade e também de serem incapazes de se capacitarem para cumprir com as obrigações familiares".]
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.Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/viewFile/7584/6835
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Gabarito: A)
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Meu Blog de compartilhamento de estudos sobre a atuação do Serviço Social:
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