SóProvas


ID
2351710
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Situações de emergência e desastres trazem efeitos impactantes sobre indivíduos, comunidades e nações, pois causam medo, insegurança e desequilíbrio. Lidar com o sofrimento em situações de emergência requer uma forma particular de atuação. Franco (2005; 2012) apontou que o objetivo da intervenção na crise desencadeada por desastres é resolver situações de grande pressão, em um período

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • O objetivo de uma intervenção em crise é resolver os problemas que exercem maior pressão, em um período de uma a doze semanas, com uso de intervenção direta e focalizada, para que o cliente possa desenvolver novas estratégias adaptativas. (Franco, 2012, p. 55)

    Nesse artigo, traz conceitos relacionados à intervenção em crise: desastre, perigo, emergência, risco e vulnerabilidade.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/crises_desastres_resposta_psicologica_luto.pdf

  • Sendo crise um período de desequilíbrio psicológico, resultante de evento ou situação que constitui um problema insolúvel com as estratégias de enfrentamento conhecidas, o objetivo de intervenção em crise é resolver os problemas que exercem maior pressão, em um período reduzido e com uso de intervenção direta e focalizada, para que os atingidos possam desenvolver novas estratégias adaptativas. Uma demanda importante está no enfrentamento do luto desencadeado por desastres, que tem contornos definidos e necessita suporte psicossocial aos afetados, não apenas nos momentos iniciais. Nesse enfrentamen-to, destaca-se a dificuldade em localizar e identificar corpos, para que os rituais da cultura sejam realizados e permitam uma finalização da ambiguidade da perda. O conceito de mundo presumido é explorado, na significação do processo deluto após um desastre, como vetor para as transformações decorrentes. Ser, ao mesmo tempo, enlutado e sobrevivente, é uma forte experiência de transição psicossocial, a partir da quebra do mundo presumido, pela necessidade de responderàs demandas do cotidiano, em um luto público e privado. Transitando entre esses dois âmbitos, fica a reflexão sobre oluto público, do qual participam também aqueles que, sem envolvimento direto com o desastre, recorrem às diferentes explicações, sejam as culturais, políticas e psicológicas.

  • Objetivo da intervenção na crise desencadeada por desastres

    Resolver os problemas que exercem maior pressão:

    --> em um período reduzido - de 1 a 12 semanas

    --> com uso de intervenção direta e focalizada

    --> para que o cliente possa desenvolver novas estratégias adaptativas