SóProvas


ID
2351836
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para a compreensão conceitual de Estado, Potyara Pereira (2009) indica que este deve ser considerado como fenômeno

I. histórico, pois sua existência não ocorre de forma absoluta e inalterável, estando em movimento e constante mudança, contendo em si uma dinâmica que articula passado, presente e futuro.

II. relacional por proporcionar um constante jogo de oposições e influências entre sujeitos com interesses e objetivos distintos, comportando antagonismos e reciprocidades.

III. antirrelacional por estar circunscrito a si mesmo, e autossuficiente, sendo organizado e desenvolvido de forma mecânica, linear, como justaposição de elementos que se agregam e não se interpenetram.

Está correto oque se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito   B

     

     

    Ao conceituar Estado, Potyara A. P. Pereira (2009, p. 7/8), afirma que ele, além de ser um conceito complexo, é um fenômeno histórico e relacional. Histórico, porque, como visto, ele não existe de forma absoluta e inalterável. É algo em movimento e em constante mutação [...] Como processo histórico, o Estado contém em si uma dinâmica que articula passado, presente e futuro [...] Mas o Estado também tem índole relacional porque não é um fenômeno isolado, fechado, circunscrito a si mesmo e autossuficiente, mas algo em relação. Contudo, a relação exercitada pelo Estado não se dá de forma mecânica, linear ou como justaposição de elementos que se agregam sem se interpenetrarem.

     

     

    Referência: PEREIRA, Potyara A. Estado, sociedade e esfera pública. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009