SóProvas


ID
2351920
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem, na atenção básica, orienta um paciente com problema relacionado ao álcool a alternar o consumo de bebida alcoólica com alimentos e bebidas não alcoólicas. Nesta situação hipotética, este profissional está adotando, de acordo com o Ministério da Saúde, a abordagem

Alternativas
Comentários
  • Complementando

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

    A Portaria nº 130/2012 estabelece a necessidade de adequação dos serviços às necessidades dos usuários, recorrendo a tecnologias de baixa exigência, como: flexibilidade dos horários, acolhimento dos usuários, mesmo sob efeitos de substâncias psicoativas, dispensação de insumos de proteção à saúde e à vida (ex.: preservativos, alimentação, entre outros).

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

     

     

    REDUÇÃO DE DANOS

     

    4.1 O que é Redução de Danos?

     

    Redução de Danos (RD) é uma estratégia de saúde pública pautada no princípio da ética do cuidado, que visa diminuir as vulnerabilidades de risco social, individual e comunitáriodecorrentes do uso, abuso e dependência de drogas. A abordagem da RD reconhece o usuário em suas singularidades e, mais do que isso, constrói com ele estratégias focando na defesa de sua vida (BRASIL, 2004).

     

    Uma das premissas da RD é que parte das pessoas que consomem algum tipo de drogas (lícita ou ilícita) não consegue, ou não quer, interromper o uso. Essa escolha não impede o direito ao cuidado e à saúde, conforme os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade).

     

     

  • A ideia de baixa exigência corresponde de forma adequada à situação de alta vulnerabilidade social e de baixo poder contratual dos usuários, que no caso do usuário de substâncias é agravado com a pressão por punição.  

    O Projeto Terapêutico Singular é uma forma de organizar os processos de trabalho nos serviços de saúde. Parte-se da ideia de que precisamos compreender que a experiência do adoecer não é somente um processo biológico ou orgânico, mas é fundamentalmente uma vivência complexa de mal estar, desconforto, dor ou sofrimento. Diante dessa complexidade de questões, os serviços de saúde precisam trabalhar de forma que os diversos profissionais trabalhem de modo coordenado, multiplicando as forças sinergicamente, complementando as suas especificidades profissionais e se corresponsabilizando por um objetivo comum.

    As ações de Redução de Danos constituem um conjunto de estratégias de saúde pública voltadas para a minimização das consequências adversas causadas por práticas de risco relacionadas ao uso de drogas.Esta tecnologia é uma forma de controle dos danos à saúde que surge como iniciativa dos próprios usuários de drogas e tendo-os como ator principal deste trabalho. 


    https://unasus.ufsc.br/alcooleoutrasdrogas/files/2015/03/M%C3%B3dulo-6.pdf 

  • Não existe uma abordagem denominada baixa exigência. Alternativa A está errada. 

    O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Não é o que ocorreu no caso apresentado. Alternativa B está errada. 

    Redução de danos são políticas e programas que tentam reduzir, para os usuários de drogas, suas famílias e comunidades, as consequências negativas relacionadas à saúde, a aspectos sociais e econômicos decorrentes de substâncias que alteram o temperamento. Embora a redução de danos tenha sido tradicionalmente identificada com as drogas ilícitas, ela também se aplica ao álcool e a outras substâncias, como o tabaco. Considerando que o consumo de álcool irá continuar, e que o abuso de álcool também, os princípios e estratégias de redução de danos são lógicos e eficientes. No caso apresentado o técnico de enfermagem usou a estratégia da redução de danos, quando tenta melhorar a alimentação e ingesta hídrica do usuário. Alternativa C está correta. 

    Farmacovigilância é a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Alternativa D está errada. 

    Sistema de classificação de pacientes é feito, principalmente, em pronto socorro, para avaliar a gravidade do paciente e classificar o atendimento como prioritário ou não. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra C 

     

    Bibliografia 

    Inglez-Dias A, et al. Políticas de redução de danos no Brasil: contribuições de um programa norte-americano. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 147-158, jan. 2014.