A FCC só mudou o enunciado.
Ano: 2015
Banca: FCC
Órgão: CNMP
Prova: Analista do CNMP - Arquivologia
O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com
a) a EAD − Encoded Archival Description.
b) a NOBRADE − Norma Brasileira de Descrição Arquivística.
c) o OAIS − Open Archival Information System.
d) a ISAD(G) − General International Standard Archival Description.
e) o ICA-AtoM − International Council of Archives Access to Memory.
O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS, que estabelece a formação de pacotes de informação envolvendo os documentos digitais (informação de conteúdo) e seus metadados (informação de representação). Fonte: RESOLUÇÃO CONARQ Nº 39, DE 29 DE ABRIL DE 2014.
Gabarito: letra b)
TEÓRIA
Um repositório digital é, então, um complexo que apoia o gerenciamento dos materiais digitais, pelo tempo que for necessário, e é formado por elementos de hardware, software e metadados, bem como por uma infraestrutura organizacional e procedimentos normativos e técnicos.
1. Repositório Digital ≠ Repositório Arquivístico Digital ≠ Repositório Digital Confiável
- Definição de Repositório Arquivístico Digital = é um repositório digital que armazena e gerencia esses documentos, seja nas fases corrente e intermediaria, seja na fase permanente;
- Definição de repositório digital confiável = é um repositório digital que é capaz de manter autênticos os materiais digitais, de preservá-lós e prover acesso a eles pelo tempo necessário
- Um repositório arquivístico digital confiável deve ser capaz de atender aos procedimentos arquivísticos em suas diferentes fases e aos requisitos de um repositório digital confiável.
2. Modelo de referência Open Archival Information System (OAIS=SAAI)
- É uma recomendação internacional desde 2003, que veio como um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando, como sendo: o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações;
- O pacote DIP (Dissemination Information Package) refere-se ao acesso a documentos digitais e seus metadados associados.
- O pacote SIP (Submission Information Package) refere-se à admissão dos documentos digitais e seus metadados associados.
(FCC/TRT11/2017) A definição dos formatos de documentos digitais, no âmbito das entidades da Administração pública federal, deverá obedecer às políticas e diretrizes estabelecidas nos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico − ePING (Decreto 8.539, art. 17.).
(IADES/HEMOCENTRO/2017) Os documentos selecionados para serem incluídos em uma base de dados deverão passar por um processo de: Análise de Dados;
(CS-UFG/UFG/2017) Definição de repositório digital: é um ambiente de armazenamento e gerenciamento de materiais digitais. Esse ambiente constitui-se de uma solução informatizada em que os materiais são capturados, armazenados, preservados e acessados.
(CONSULPLAN/TRF2/2017) O gerenciamento dos documentos de um repositório digital confiável deve estar de acordo com o modelo de referência OAIS (Open Archival Information System) (Certo).
(CONSULPLAN/TRF2/2017) A preservação dos documentos arquivísticos digitais, nas fases corrente, intermediária e permanente, deve estar associada a um repositório digital confiável (Certo).
(CS-UFG/UFG/2017) Em um repositório digital para documentos arquivísticos, o tratamento tem de ser capaz de organizar e recuperar os documentos, de forma a manter a relação orgânica entre eles. Nesse sentido, deve abranger: organização hierárquica dos documentos digitais, tendo como suporte um plano de classificação arquivística.