SóProvas


ID
235264
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na Classificação Decimal Universal, considere as seguintes afirmativas:

1. A CDU, como vários esquemas gerais, é uma classificação por aspectos, na qual um fenômeno é classificado segundo o contexto ou disciplina em que é considerado.
2. Em 1795, um novo passo para o progresso da classificação decimal foi dado por Paul Otlet.
3. A notação da CDU corresponde a uma linguagem artificial da qual foram eliminadas muitas das ambiguidades da linguagem natural.
4. Desde agosto de 1949, as correções autorizadas têm sido publicadas nas Extensions and Corrections to the UDC, editadas, a princípio, anualmente e agora semestralmente.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Referente a alternativa 2: o ano correto é 1895, quando o antecessor do que é hoje a Federação Internacional de Informação e Documentação (FID),  através de acordo com Melvil Dewey, adotou a Classificação Decimal como base para sua indexação bibliográfica internacional por assunto. Essa indexação se transformou na Classificação Decimal, conhecida também como Classificação de Bruxelas, hoje Classificação Decimal Universal (CDU).
  • Pegadinha a questão das datas, mas matamos a questão tendo certeza de que 1 e 3 são afirmativas verdadeiras!

  • Quem será que elabora essas questões na área de biblioteconomia?
  • Conforme Souza (2010, p. 21, 27, 31):

    1-3 "[...]. A razão disso é que a CDU é uma classificação por aspectos, ou seja, um assunto é classificado segundo o seu contexto. Isso evita ambiguidades."

    2 - CDU (1905). Seus mentores foram Paul Otlet e Henri La Fontaine. Baseia-se em Dewey, tendo sido expandidas as tabelas auxiliares. Está dividida em dez classes, onde a notação de cada classe é feita apenas por um algarismo e não por três, como em Dewey".

    4 - "A CDU é atualizada, alterada, modificada, aumentada, corrigida, através da publicação: EXTENSIONS AND CORRECTIONS TO THE UDC, conhecida pela sigla E & C, desde de 1949. Inicialmente era semestral; a partir de 1954 passou a ter 6 números por ano, portanto, bimestral, até 1973. De 1974 até 1992 passou a anual, cumulativa de 3 em 3 anos. De 1993 para cá ela é simplesmente anual, saindo normalmente no mês de novembro de cada ano".

    Gab. B