SóProvas


ID
2353006
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Suponha que determinada organização pública tenha implantado, como uma das práticas de gestão de pessoas, avaliação de desempenho para fins de evolução funcional. Ocorre que, em determinado setor, percebeu-se no avaliador uma tendência de generalização de um aspecto negativo do desempenho do avaliado para todos os demais quesitos sob avaliação, nivelando o julgamento para baixo. Tal distorção

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    No entanto, penso na anulação, pois esse é o efeito HORN, e não HALO, vejamos os tipos:
     

    Efeito Halo

    É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados. Há autores que dizem que ele é efeito de generalização (em geral!), desconsiderando o Efeito Horn. EXCEÇÃO: ESCOLHA FORÇADA não tem efeito halo.

    Efeito Horn

    É o oposto do efeito Halo. É a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações negativas com base em poucos fatores observados.

    Erro de tendência central

    É a tendência que a pessoa pode ter a não atribuir notas nem muito altas nem muito baixas para um candidato, tendendo sempre a uma avaliação “média”, no meio da escala adotada.

    Recência ou Recenticidade

    É o erro que decorre do fato de que as pessoas se lembram mais dos fatos recentes. Se o examinador só anotar as percepções sobre os candidatos após várias entrevistas, é mais provável que incorra nesse erro. A solução é realizar anotações frequentes.

    Leniência

    Este erro decorre da dificuldade de observar diferenças entre os candidatos pelo examinador, tendendo a realizar uma avaliação positiva.

    Severidade

    É o reverso da moeda da leniência. Aqui o avaliador não consegue ver diferenças entre os candidatos, tendendo a avalia-lo negativamente.

    Contraste

    É quando o avaliador erra por se tomar como referência de comparação. A comparação é feita ao avesso: “o que eu tenho e o candidato não tem”

    Similaridade

    É o parecido com o contraste. O examinador continua se tendo por referencia, mas busca características similares a si próprio no candidato.

    Tendenciosidade

    Trata-se do erro que decorre da avaliação com base em preconceitos ou tendências pessoais do avaliador. Ex.: Se um candidato chega à entrevista sem fazer a barba pode ser tido como preguiçoso, mesmo que seja um bom profissional.

    Erro de cansaço

    O avaliador, quando cansado pela rotina, pode começar a errar na avaliação.

    Unilateralidade

    Neste erro, o avaliador valoriza aspectos que ele, unilateralmente, julga importantes, mesmo que eles não o sejam para a organização ou para o trabalho realizado pelo avaliado.

    Força do hábito

    É o julgamento do avaliado com base em avaliações anteriores que foram feitas. Por força do hábito, as avaliações atuais terminam sendo baseadas no passado.

    Não compreensão dos fatores avaliados / falta de técnica|

    Se o avaliador não conhecer claramente os fatores de avaliação, poderá avaliá-los de forma incorreta com base apenas em seu bom senso, gerando distorções no processo por não discernir informações importantes das irrelevantes.

    bons estudos

  • Efeito Halo: generalização, tanto para aspectos positivos, quanto para aspectos negativos, ou seja: generaliza para bom ou para ruim.

    Alguns autores diferenciam esses aspectos positivos e negativos em Efeito HALO e Efeito HORN, respectivamente. A questão ficaria apenas mais redonda se entre as alternativas viesse o Efeito Horn em vez do Efeito Halo. Acredito que isso não seja motivo de anulação.

  • Gabarito: E. Conforme comentários dos colegas.

     

    Apenas acrescento que tenham cuidado, pois a banca FCC não costuma distinguir a avaliação positiva da negativa; em suma, tanto para uma quanto para outra, aplica o conceito de efeito halo.

  • A) A tendência central é "ficar em cima do muro". O avaliador não quer assumir a responsa da coisa.

    B) Excesso de rigor é o "mão pesada". Independentemente do critério, o avaliador acha que poderia ser melhor: "no meu tempo...".

    C) Recenticidade é o "memória fraca". Desconsidera o passado do camarada.

    D) Leniência é o "vista grossa". Queridinho da mamãe.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: LETRA E

    O efeito de halo é a tendência do avaliador de se concentrar em apenas um aspecto do avaliado, sem considerar suas outras características com imparcialidade.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.