SóProvas


ID
2353591
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um tipo de memória secundária.

Alternativas
Comentários
  • A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador

    . Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.

    A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados.

  • Gabarito B

     

    memória secundária são as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente. Ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tem arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiro por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tem uma capacidade de armazenamento muito superior. Exemplo de memórias secundárias são:discos rígidos, cartões de memória, pendrives, HDs externos, etc.

     

    Memória Cache é uma memória de acesso rápido. Ela é uma memória intermediária entre a memória RAM e o processador. Com essa memória, o processador não precisa ficar acessando muito a memória RAM - o que pode ser lento - e os dados são armazenados nessa pequena memória.

     

    Fonte: https://ossegredosdainformatica.blogspot.com.br/

  • Para info! Pq eu também não sabia.

    fita DAT. Para quem não sabe, o significado da sigla é Digital Audio Tape. Ela é uma fita magnética que pode ser utilizada para registro de informações analógicas ou digitais (áudio, vídeo e dados de computador). Elas são mais utilizadas em meios profissionais, como por exemplo bancos, indústrias e empresas.

    http://www.techcd.com.br/blog/index.php/o-que-e-fita-dat/

  •  

    GABARITO - B

     

    A memória cache consiste em uma pequena quantidade de memória SRAM embutida no processador. Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial chamado "controlador de cache" transfere blocos de dados muito utilizados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente.

    Se o dado estiver na memória cache, o processador a utiliza, do contrário, irá buscá-lo na memória RAM. Perceba que, com isso, a memória cache atua como um intermediário, isto é, faz com que o processador nem sempre necessite chegar à memória RAM para acessar os dados dos quais necessita. O trabalho da memória cache é tão importante que, sem ela, o desempenho de um processador pode ser seriamente comprometido.

     

    FONTE - INFOWESTER

     

  • A memória cache é considerada uma memória intermediária, mas não secundária, certo? Pois memórias secundárias são de guarda ou arquivamento permanente!?

  • As memórias secundárias são as memórias de armazenamento. Elas servem para guardar as informações permanentemente. Ou seja, somente perdem informações quando são formatadas, tÊm arquivos excluídos ou danificados. Essas memórias precisam passar primeiro por memórias principais antes de serem usadas pelo processador. Geralmente são mais lentas que as memórias principais, mas tÊm uma capacidade de armazenamento muito superior. Exemplo de memórias secundárias são:discos rígidos, cartões de memória, ópticas, pendrives, HDs externos, etc.

    Memória Cache é uma memória de acesso rápido. Ela é uma memória intermediária entre a memória RAM e o processador. Com essa memória, o processador não precisa ficar acessando muito a memória RAM - o que pode ser lento - e os dados são armazenados nessa pequena memória.

    memória cache consiste em uma pequena quantidade de memória SRAM embutida no processador. Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial chamado "controlador de cache" transfere blocos de dados muito utilizados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente.

    Se o dado estiver na memória cache, o processador a utiliza, do contrário, irá buscá-lo na memória RAM. Perceba que, com isso, a memória cache atua como um intermediário, isto é, faz com que o processador nem sempre necessite chegar à memória RAM para acessar os dados dos quais necessita. O trabalho da memória cache é tão importante que, sem ela, o desempenho de um processador pode ser seriamente comprometido.

    FITA DAT. UTILIZADAS PARA BACKUP. Para quem não sabe, o significado da sigla é Digital Audio Tape. Ela é uma fita magnética que pode ser utilizada para registro de informações analógicas ou digitais (áudio, vídeo e dados de computador). Elas são mais utilizadas em meios profissionais, como por exemplo bancos, indústrias e empresas.

  •  Memórias primárias ou memória real: Sua principal função é conter as informações necessárias para o processador num determinado momento, sem elas o computador não pode funcionar. Podemos citar, por exemplo, a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cachê.

    Memórias secundárias: Sua informação precisa ser carregada na memória primária antes de passar pelo processador. O computador não precisa estritamente dela para funcionar. Elas geralmente são não-voláteis, permitindo assim guardar os dados permanentemente. Como por exemplo, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

     

    GABARITO B

  • Memória Intermediária (Cache)
    Memória Secundária (dispositivos: HD, pendrive, disquete)

    GABARITO -> [B]

  • Complementando:

     

    Fita DAT é uma mídia usada pra backups. É muito utilizada em servidores e não recomendado para uso pessoal, pois o equipamento é caro. Funciona basicamente assim: você insere a fita no drive e manda os dados pra dentro, como num gravador de cd ou disquete (não funciona com os mesmo programas). Existem drives internos (IDE) e externos. Os últimos podem ser firewire, usb, etc. 

  • LETRA B

     

    MEMÓRIA PRIMÁRIA (PRINCIPAL) = CACHE, RAM, ROM

     

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA = UNIDADES DE ARMAZENAMENTO.

     

    BONS ESTUDOS!!!!

  • Gabarito: B

     

    MEMÓRIA PRINCIPAL

     CACHE, RAM, ROM

     

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA 

    UNIDADES DE ARMAZENAMENTO.