Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
https://cartilha.cert.br/malware/
SPAM
Assim, spam é o termo usado para se referir às mensagens eletrônicas que são enviadas para você sem o seu consentimento — e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas.
Esse tipo de “email indesejável” contém, em sua grande maioria, propagandas. Neste caso, o spam também recebe o nome de UCE (Unsolicited Commercial Email ou Mensagem Comercial Não-Solicitada). No entanto, em outras ocorrências, essas mensagens contêm conteúdos mais agressivos (como vírus) e ainda conseguem obter suas informações pessoais — como dados bancários, por exemplo.
Trojan – Cavalo de tróia
Os trojans são como espiões furtivos. Eles entram no seu computador infiltrados junto com outro arquivo. Por isso, você não deve instalar programas piratas, pois a maioria está infectado com trojans. Outros desses programas, mais antigos, eles dizem que servem para fazer uma coisa mas fazem outro.
Quando executado, ele cria uma porta de entrada para que hackers controlem remotamente o seu computador. E com isso os hackers podem fazer tudo, desde copiar fotos, instalar programas até controlar o teclado e ejetar seu disco.
Worms ou vírus comum
Os Worms são os vírus como nós conhecemos propriamente ditos. Seu maior objetivo é se reproduzir e infectar o maior número de computadores disponíveis.
Alguns desses levam a danos no computador por sua infestação proliferada nos arquivos do sistema, enquanto outros tem como claro objetivo obter algumas informações dos usuários e mandar para a internet. De qualquer forma, seu processador.
http://www.vejaisso.com/10-tipos-de-virus-de-computador-sintomas-do-pc-com-virus-e-malwares/