Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguma ferramentas gráficas usadas nas organizações. No caso desta questão, vejamos qual das alternativas apresenta o gráfico de organização que tem por objetivo demonstrar detalhadamente as principais atividades desempenhadas em cada órgão do organograma.
A - incorreta. Layout: segundo Chambers e Johsnton (2009), consiste na maneira de como os recursos transformadores de uma empresa, por exemplo, máquinas, equipamentos, postos de trabalho e colaboradores são posicionados uns em relação aos outros e como as várias tarefas da operação serão alocadas a esses recursos transformadores.
B - incorreta. Diagrama de Pareto: é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância. Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados. Pode ser aplicado tanto para dados quantitativos como para dados qualitativos
C - incorreta. Diagrama de causa e efeito: é a ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo.
D - correta. Funcionograma: é similar a um organograma, a diferença é que detalha apenas as atividades que compõem uma função ou um órgão do organograma. Se o organograma dá uma visão ampla da organização, o funcionograma dá uma visão ampliada do órgão do organograma.
Após verificarmos as alternativas apresentadas, concluímos que a opção "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2016.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009.