SóProvas


ID
2354872
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Dentre as metodologias para inovação de negócios, podemos destacar o design thinking. Considere as seguintes afirmativas referentes a essa metodologia:
I A técnica de personas consiste em entender o contexto do cliente a partir de suas vivências.
II O contexto de prototipação requer o desenvolvimento de um protótipo ou serviço que seja utilizável.
III O mapa de empatia é uma forma de visualizar o que o cliente faz, diz e pensa.
IV As técnicas “Um dia na vida” e “Sombra” se enquadram na fase de imersão.
Em relação ao design thinking, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.

    Fonte: Wikipédia

  • I A técnica de personas consiste em entender o contexto do cliente a partir de suas vivências. ERRADA

    Personas são arquétipos, personagens ficcionais, concebidos a partir da síntese de comportamentos observados entre consumidores com perfis extremos.

    II O contexto de prototipação requer o desenvolvimento de um protótipo ou serviço que seja utilizável. ERRADA

    O protótipo é a tangibilização de uma ideia, a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade.

    III O mapa de empatia é uma forma de visualizar o que o cliente faz, diz e pensa. CERTA

    IV As técnicas “Um dia na vida” e “Sombra” se enquadram na fase de imersão. CERTA

  • Na Imersão, os mecanismos aplicados podem ser: entrevistas, cadernos de sensibilização, sessões generativas, um dia na vida ou sombra.

  • Personas são modelos de personagens criados a partir da análise de perfis de usuários e atores envolvidos. É um forma de representar características pessoais, desejos e motivações de um determinado grupo de indivíduos analisados.

  • O mapa de empatia é uma forma de sintetizar informações de campo sobre o cliente, uma forma de se descobrir suas necessidades.

  • Prototipação é a a fase de validar as ideias geradas ao longo do processo, simulando produtos, materiais , ambientes ou relações interpessoais.

  • Tudo que se precisa para responder essa questão está no livro disponível no link abaixo:

     

    https://cdn2.hubspot.net/hubfs/455690/Ofertas/E-books/Arquivos/Livro_Design_Thinking_-_Inovao_Negcios.pdf

     

  • Imersão

    Reenquadramento

    Pesquisa Exploratória

    Pesquisa Desk

    Caderno de sensibilização

    Entrevistas

    Sessões generativas

    Um dia de vida

    Sombra

    Análise e síntese

    Mapa conceitual

    Cartões de insight

    Diagrama de afinidade

    Mapa de empatia

    Personas

    Critérios norteadores

    Jornada do usuário

    Blueprint

    Ideação

    Cardápio de ideias

    Brainstorming

    Workshop de cocriação

    Matriz de posicionamento

    Prototipação

    Protótipo de papel

    Storyboard

    Protótipo de serviço

    Encenação

    Modelo de volume

  • b-

    identificar os comportamentos extremos e identificar padrões é feito através de pesquisas qualitativas que podem envolver entrevistas, cadernos de sensibilização (o próprio usuário faz o relato de suas atividades cotidianas), sessões generativas (encontro entre usuários convidados a pensar sobre o projeto de modo a expor suas visões), um dia na vida (os pesquisadores assumem o papel de usuário e passam um período de tempo agindo sob um diferente ponto de vista) e a sombra (acompanhamento do usuário que inclua a interação dele com o produto ou serviço analisado).