SóProvas


ID
2354911
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os indicadores são ferramentas úteis para a gestão pública, tanto para revelar a situação atual das políticas quanto para produzir subsídios que permitam acompanhar sua evolução. Na gestão pública, entre as propriedades dos Indicadores de Desempenho, o fator confiabilidade

Alternativas
Comentários
  • Surveys = Pesquisas. Essas precisam ser confiáveis.

  • Que onda. Estudei que o critério de confiabilidade na gestão por resultados é prestar serviço público conforme prometido, com precisão, consistência e segurança. Aparentemente estava errado.

  • Validade:  capacidade de medir o que se pretende.

    Confiabilidade: reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares

    Os itens B e D não estão muito fora da realidade. A dúvida sensata entre A e C.

    Pelo que pesquisei, o item C está mais próximo do conceito de Validade (apesar do item A não ser tão parecido assim com Confiabilidade).

  • Indicadores OCDE

    Relevância Social: pertinência de sua produção

    Validade: grau de proximidade entre o conceito e a medida, isto é, a sua capacidade de refletir o conceito abstrato

    Confiabilidade: qualidade do levantamento dos dados

    Cobertura

    Sensibilidade: capacidade em refletir mudanças significativas se as condições que afetam a dimensão social referida se alteram

    Especificidade

    Periodicidade na atualização

    Desagregabilidade

    Factibilidade para obtenção

    Comunicabilidade

    Replicabilidade de sua construção

    Historicidade: disponibilidade de séries históricas

  • A questão em análise nos apresenta a temática dos indicadores de desempenho.


    Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), os indicadores são instrumentos de medição que “fornecem informações sobre o resultado da execução da estratégia, comunicando o alcance das metas e sinalizando a necessidade de ações corretivas".


    Com isso, podemos perceber que o uso de indicadores é uma importante ferramenta de gestão, pois permite a transparência na divulgação de resultados, garante o alinhamento dos esforços por meio do estabelecimento de linguagem e objetivos comuns e define critérios objetivos reconhecidos pela instituição.


    Ademais, segundo o TCU, existem alguns critérios para a qualidade dos indicadores de desempenho, entre eles: praticidade, definição, factibilidade, acessibilidade, auditabilidade, confiabilidade, cobertura, seletividade, simplicidade, periodicidade, periodização, validade e rastreabilidade. Quanto à confiabilidade, podemos definir como a capacidade de o indicador desempenhar sua função de formar constante e de forma confiável, de tal forma que diferentes avaliadores possam chegar aos mesmos resultados empíricos.


    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa que se refere à confiabilidade é a letra A, a qual apresenta conceitos relacionados à informação, aos dados e ao levantamento de informações. As letras seguintes referem-se, respectivamente, à: relevância, praticidade e disponibilidade.



    Gabarito do Professor: Letra A.