SóProvas


ID
2355145
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Internet e as novas mídias: contribuições para a

                    proteção do meio ambiente no ciberespaço

      A sociedade passou por profundas transformações em que a realidade socioeconômica modificou-se com rapidez junto ao desenvolvimento incessante das economias de massas. Os mecanismos de produção desenvolveram-se de tal forma a adequarem-se às necessidades e vontades humanas. Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.

      Desse modo, a preocupação com o meio ambiente é questionada, sendo centro de tomada de decisões, diante da grave problemática que ameaça romper com o equilíbrio ecológico do Planeta. E não apenas nos tradicionais meios de comunicação, tais como jornais impressos, rádio, televisão, revistas, dentre outros, como também nos espaços virtuais de interatividade, por meio das novas mídias, as quais representam novos meios de comunicação, tem-se o debate sobre a problemática ambiental.

      O capitalismo foi reestruturado e a partir das transformações científicas e tecnológicas deu-se origem a um novo estabelecimento social, em que por meio de redes e da cultura da virtualidade, configura-se a chamada sociedade informacional, na qual a comunicação e a informação constituem-se ferramentas essenciais da Era Digital.

      As novas mídias, por meio da utilização da Internet, estão sendo consideradas como novos instrumentos de proteção do meio ambiente, na medida em que proporcionam a expansão da informação ambiental, de práticas sustentáveis, de reivindicações e ensejo de decisões em prol do meio ambiente.

      No ciberespaço, devido à conectividade em tempo real, é possível promover debates de inúmeras questões como a construção da hidrelétrica de Belo Monte, o Novo Código Florestal, Barra Grande, dentre outras, as quais ensejam por tomada de decisões políticas, jurídicas e sociais. [...]

      Vislumbra-se que a Internet é um meio que aproxima pessoas e distâncias, sendo utilizada por um número ilimitado de pessoas, a custo razoável e em tempo real. De fato, a Internet proporciona benefícios, pois, além de promover a circulação de informações, a curto espaço de tempo, muitos debates virtuais produzem manifestações sociais. Assim sendo, tem-se a democratização das informações através dos espaços virtuais, como blogs, websites, redes sociais, jornais virtuais, sites especializados, sites oficiais, dentre outros, de modo a expandir conhecimentos, promover discussões e, por vezes, influenciando nas tomadas de decisões dos governantes e na proliferação de movimentos sociais. Desse modo, os cidadãos acabam participando e exercendo a cidadania de forma democrática no ciberespaço. [...]

      Faz-se necessária a execução de ações concretas em prol do meio ambiente, com adaptação e intermédio do novo padrão de democracia participativa fomentado pelas novas mídias, a fim de enfrentar a gestão dos riscos ambientais, dentre outras questões socioambientais. Ainda, são necessárias discussões aprofundadas sobre a complexidade ambiental, agregando a interdisciplinaridade para escolhas sustentáveis e na difusão do conhecimento. E, embora haja inúmeros desafios a percorrer com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (novas TIC’s), entende-se que a atuação das novas mídias é de suma importância, pois possibilita a expansão da informação, a práxis ambiental, o debate e as aspirações dos cidadãos, contribuindo, dessa forma, para a proteção do meio ambiente.

(SILVA NUNES, Denise. Internet e as novas mídias: contribuições para a proteção do meio ambiente no ciberespaço. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 115, ago. 2013. Disponível em: http://ambito - juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13051& revista_caderno=17. Acesso em: jan. 2017. Adaptado.)

A reescrita de “Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.” (1º§) em que a correção gramatical e o sentido foram preservados pode ser indicada em:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa questão será anulada.

  •            O termo “provocando” pede complemento sem preposição. Na reescrita temos 3 complementos ao termo “provocando” ligados pela conjunção aditiva “e”: (1) “o desequilíbrio ao meio ambiente (2) “a própria ameaça” (3) “à vida humana”.

     

               A reescrita está errada. O complemento “à vida humana” ao estar precedido da conjunção aditiva “e” deixou de complementar o termo “ameaça” e passou a complementar o termo “provocando”, porém temos a contração de um artigo com uma preposição, que não foi pedida pelo termo “provocando”.

  • Também creio que será anulada. Além da alternativa B (gabarito), as alternativas A e C possuem um "e" ao final do trecho, que o faz perder o sentido:

     

    "desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça e à vida humana"

  • Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

    Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.

    Fonte: https://www.significados.com.br/nao-obstante/

  • Na letra D o sentido muda.

     

    Comando da questão:

    " de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana."

     

     Obserque:  ►desequilibrio ao meio ambiente

                         ► ameaça à vida humana

     

     

    Na alternativa D:

    "...pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana."

     

    Observe: aqui gerneralizou, está errado.

                   Desequilibrio e ameaça estão se referindo à vida e ao meio ambiente.

     

                                          

  • Gabriela Pereira, a banca alterou o gabarito para Letra D. Você pode ver no site oficial da Consulplan. O QC não fez nada de errado.

  • Letra D correta, sem controversias.

    É uma questão de interpretação e paralelismo, tanto no enunciado quanto na alternativa "D" permanecem o a correção e o mesmo sentido: ou seja, "desequilíbrio permanece relacionado ao meio ambiente" e "própria ameaça relacionada à vida humana".

  • Complicadinha. Como vocês resolvem uma questão dessas? Análise s. das frases uma a uma? Eu iria pela conjunções e a circunstância expressa por elas.

  • Letra D ( deveria ser anulada)

     

    "pudesse causar de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana".

     

    No comando da questão fica bem claro o sentido: "de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana".

    Provoca o desequilibrio a duas coisas:  meio ambiente e a propria ameaça à vida humana.

  • Leia a frase: "Provoca desequilíbrio a própria ameaça à vida humana".

    Desequilibrar a própria ameaça??? No meu entendimento essa construção não faz o menor sentido...

    Por essa razão afirmo que:  "desequilíbrio permanece relacionado ao meio ambiente" "própria ameaça relacionada à vida humana".

  • De fato, o sentido do trecho original é preservado na letra D. A diferença entre as duas frases é que no texto fica bem claro que "desequilíbrio" está relacionado ao "meio ambiente" e que "própria ameaça" está relacionada à "vida humana", enquanto que na reescritura esse sentido fica ambíguo, porém preservado, dando margem, no entanto, a outras interpretações.

  • Gabarito pela banca:B.

  • Gabarito: D.

    /

    Estou chegando a conclusão que as questões da consulplan são um desserviço. 

    /

    Na minha cabeça de tatu da barrolândia: 

    "..provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana"

    não é igual a

    "..provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana."  

     

  • Sinceramente, estou desesperada com essa banca!!! Não sou ruim em Português,minhas notas são sempre acima de 85% -90% nas bancas CESPE/FCC/FUNDEP, mas meu rendimento é péssimo nessa banca.Não sei se sou eu que piorei de repente!!!

  • Esta questão deveria ser anulada.

  • Vídeo que esclarece essa questão:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=aOvM5QAD0AY&t=896s

  • O gabarito da banca foi B ou D?

  • Não respondi pq não tem resposta :(

     

  • no fim das contas, a banca considerou somente a correção gramatical, visto que a gabarito preliminar(alternativa B) traz um erro quanto a crase. A alternativa D (gabratio definitivo após recurso) NÃO preserva o sentido.
    Questão deveria ser anulada.

  • Eu sempre reclamei da dificuldade do CESPE, mas já estou até sentindo saudades. A CONSULPLAN parece uma banca amadora. Os erros no edital do TRE-RJ são ridículos. "Irrelegibilidades", "desencompatibilização", sem contar com a parte de Direito Civil e Processual que foi retirada do edital. Essa questão é um bom exemplo disso. Não há resposta.

  • banca bosta

  • Fernanda Ferreira, igual a mim! Erro horrores!

  • Merda de Banca... não concordo com a Bruna!

  • Nossa, teve gente que justificou essa questão? kkkkkkkkkkkkk

  • palhaçadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......... desmotiva até estudar

  • Acredito que o erro da letra C está na palavra "logradas" = enganadas, iludidas.

    Porém, também não concorco com a letra D.

  • Que lixooooo de banca!!! 

  • Ao analisarmos as consequências do "tal desenvolvimento" seriam: provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a ameaça à vida humana. Ou seja dois alvos: meio ambiente e vida humana.

    Se observarmos nas opções A, B,C "ameaça" aparece como mais um "alvo" podemos observar pela presença da conjunção "e" antes desta palavra.

    A)..."provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a ameaça e a vida humana"

    B)..."provocando o desequilíbrio ao meio ambiente e a ameaça e a vida humana"

    C)..."provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a ameaça e a vida humana..."

    Na questão pedia que conservasse o sentido e na letra D o sentido foi conservado mesmo jogando tudo "num mesmo saco" : ameaça ao meio ambiente e à vida humana, até porque, o desequilíbrio é uma forma de ameaça também.

    Espero ter ajudado, não achei a questão honesta, mas as outras três possuem erros gramaticais gritantes .

  • Interpretação de texto da CONSULPLAN.

    Costuma extrapolar a compreensão do texto.

    Você dificilmente concordará com o gabarito

    Marque a menos errada.

     

  • O foda é quando não tem nem A MENOS ERRADA :( :( 

  • Alguém pode explicar a letra B? Obrigada.

  • Pqp... a letra D só teria o mesmo sentido se "desequilíbrio" fosse sinônimo de "ameaça", o que é óbvio que não é!

  • Ué, a D está quase igual ao texto base, marquei na desconfiança, do tipo "não pode ser tão fácil".

  • O erro da B seria a voz passiva, que contraria o sentido original de ativo, apesar de letra D haver alterações , as da letra B certamente causam maior impacto sobre a reescritura.

  • Se nem os professores de português acertaram a questão, não irei criar caso com a banca, segue o jogo.

  • Eu discordo do gabarito pelo seguinte:

    no original

    ...de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente e a própria ameaça à vida humana.

    dá a entender que desequilíbrio está para meio ambiente e própria ameaça está para vida humana.

    alterando (D)

    ... de modo a provocar o desequilíbrio e a própria ameaça ao meio ambiente e à vida humana.

    dá a entender que desequilíbrio e a própria ameaça estão para meio ambiente e à vida humana.

    Então houve sim mudança de sentido.

    Por isso marquei letra B e errei.

    P.S.: Essas questões interpretativas da Consulplan, estão parecendo mais só um jeito chique de dizer "porque eu quero assim!".

  • Concordo com o Hugo Gaiba Freitas, pois a mudança da letra B está na transposição para a voz passiva sintética. Tonando o sentido claramente alterado.

    Já na letra D, a recolocação da palavra também altera o sentido.

    Resumindo: Compre uma bola de cristal