SóProvas


ID
2355184
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

“Iliel e Anel travaram intenso debate a respeito da relevância da distinção, para a República Federativa do Brasil, do conceito de nacionalidade, em especial sob o prisma da fruição de direitos e garantias individuais. Para Iliel, os direitos e garantias individuais são privativos dos brasileiros, natos ou naturalizados. Anel, por sua vez, acresceu que somente quem tem direitos políticos possui direitos e garantias individuais.” À luz do disposto na Constituição da República, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os direitos e garantias fundamenais são garantidos aos brasileiros natos, naturalizados e aos estrangeiros que estejam transitando no território brasileiro. Já os direitos políticos não são condição necessária para se garantir o acesso aos direitos e garantias individuais. 

  • Iliel e Anel estão errado -> CF Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

  • LETRA B

     

    Do Art.5 da CF o único direito que os estrangeiros não possuem é a Ação Popular (só cidadão) . Entende o STF que não importa se o estrangeiro reside ou não no país , pois o legislador no caput do Art. 5 disse menos do que queria dizer quando limitou aos estrangeiros residentes. Imagine só se um estrangeiro a passeio no Brasil não tivesse direito a vida , nem a liberdade...) 

  • Raciocício lógico constitucional o item II

  • CF/88

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

  • Ufa...os caras estão ficando criativos nas perguntas !!!

  • letra B,imaginem estrangeiros nao tendo direito e garantias fundamentais é um pouco de lógica também,questão excelente

  • Direito a vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade!

     

    Os direitos e garantias individuais, segundo a letra da lei, são garantidos a brasileiros e estrangeiros residentes no pais (isso inclui PF e PJ)

    * Segundo STF, os estrangeiros de passagem por território nacional também têm acesso a esses direitos

    ** Pessoas Jurídicas e estrangeiros têm garantia dos direitos, mas não a TODOS os direitos, cabendo a eles os compatíveis com as suas situações de estrangeiro/pessoa jurídica.

  • GABARITO B 

     

    Ambos estão incorretos. 

     

    Os direitos e garantias individuais são assegurados aos brasileiros, estrangeiros residentes e não residentes.

  • Comentando a questão:

    Ambas as afirmações estão erradas. Para responder a questão é preciso pensar no art. 5º, caput da CF. Pelo disposto em tal artigo percebe-se que os direitos e garantias individuais são gozados tanto aos brasileiros quantos aos estrangeiros, fato que contradiria o pensado por Iliel.
    Por derradeiro, vale destacar que o estrangeiro não possui direito político (conforme art. 14, parágrafo 2º da CF), mas mesmo assim goza de direitos e garantias individuais, portanto a afirmação de Anel estaria errada. 

    A) INCORRETA.

    B) CORRETA.

    C) INCORRETA.

    D) INCORRETA.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B












  • são inerentes também aos estrangeiros que estegam na circunscrição territórial do pais.

     

  • Estão completamente errados esses dois, sugiro estudar um pouco mais a constituição kkk

     

    GAB.: B

  • PESSOAL, 

    Quando a questão diz "À luz do disposto na Constituição da República" esqueca o STF! se acertar a questão será por sorte.

  • Aqui no QC tem um camarada bem ativo chamado Eliel, Aliel, ou qualquer coisa terminada com Iel. Bora perguntar diretamente pra ele!?

  • Todos são titulares dos direitos, mas não TODOS os direitos. 

  •    OS EXTRANGEIROS NÃO TÊM DIREITOS POLITICOS NEM EXERCEM  O DIREITO À AÇÃO POPULAR, QUE SÃO DIREITOS INERENTES AO CIDADÃO.

       SÓ É CONSIDERADO CIDADÃO AQUELE QUE TEM DIREITOS POLÍTICOS, ISSO INCLUI O BRASILEIRO NATO E O NATURALIZADO, NÃO O EXTRANGEIRO. PARA SE TER DIREITOS POLITICOS DEVE-SE PODER VOTAR E SER VOTADO. ALGUNS DOUTRINADORES DIZEM QUE SÓ SE ATINGE A CIDADANIA PLENA  AOS 35 ANOS, QUE É A IDADE LIMITE PRA  SE CANDIDATAR AO CARGO DE PRESIDENTE E CONSEQUENTEMENTE AOS OUTROS CARGOS.

     

     

  • “Iliel e Anel  precisam estudar mais DIREITO CONSTITUCIONAL.

  • Iliel e Anel não vão passar no concurso, #paz!

     

    Base legal:

     

    TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988

    ..............................................................................................................................................................................................

    CAPÍTULO I
    Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantin-
    do-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País
    a inviolabilidade do direito à 
    vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    [....]

    ..................................................................................................................................................................................................

    LETRA : B

     

    "Repose-toi dans la fidélité de Dieu, il ne faillit jamais."

  • Questão fácil e não prestei atenção. Af!!

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantin-
    do-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País....  Não são todos os direitos que são extensivos aos estrangeiros mas no geral grande  parte se estende a qualquer estrangeiro que esteja no Brasil morando ou não, um turista pode Fazer um B.O caso seja roubado por exemplo.

    Quanto a segunda afirmação.

    Des de o nascimento com vida todos tem acesso aos direitos individuais porém só quem tem direitos políticos tem acesso pleno a eles.

    .Gab: B

    Comento as questões como forma de fixar a matéria e ajudar as pessoas. Se encontrar algum erro me avise que eu modifico ou apago. obg

  • Eu comentando sobre a prova depois do concurso! Hahaha

  • Faltou acrescentar que estavam num buteco. Conversa de bêbado!

  • GAB: B

    PRESTEM ATENÇÃO NO SOMENTE

  • Faltou os residentes no país .

  • Iliel afirmou que “os direitos e garantias individuais são privativos dos brasileiros, natos ou naturalizados”.

    A afirmação está errada, uma vez que os estrangeiros também são titulares de direitos fundamentais.

    Anel afirmou que “somente quem tem direitos políticos possui direitos e garantias individuais”.

    A afirmação está errada, uma vez que qualquer pessoa é titular de direitos individuais. Apenas como exemplo, qualquer pessoa tem direito à vida. Não há necessidade de que se tenha direitos políticos para isso.

    O gabarito é a letra B

  • À luz da Constituição Federal de 1988, podemos afirmar que Iliel e Anel estão totalmente incorretos. Assim, nosso gabarito está na alternativa ‘b’. Note que o caput do art. 5º prevê que: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Portanto, o texto constitucional garante expressamente aos brasileiros, natos e naturalizados, e aos estrangeiros residentes no País, a fruição de direitos e garantias fundamentais. Ademais, a jurisprudência e a doutrina possuem firme entendimento no sentido de que os direitos e as garantias fundamentais descritos em nosso texto constitucional são extensíveis a todas as pessoas, incluindo estrangeiros não residentes e apátridas, pelo simples fato de serem pessoas humanas. Por fim, um detalhe importante: nem todos os direitos poderão ser fruídos por todas as pessoas. Alguns exigirão que o indivíduo seja nacional, outros somente serão desfrutados por pessoas físicas (e não jurídicas), outros só poderão ser acionados por cidadãos. 

  • Quem é que saber de conversar sobre isso kkk.