SóProvas


ID
2355355
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma exceção é um sinal que indica que algum tipo de condição excepcional ocorreu durante a execução do programa. Assim, exceções estão associadas a condições de erro que não tinham como ser verificadas durante a compilação do programa. As duas atividades associadas à manipulação de uma exceção são: geração e captura, sendo que na geração, a sinalização de uma condição excepcional (algum tipo de erro) ocorreu, e na captura a manipulação é de tratamento de uma situação excepcional, em que as ações necessárias para a recuperação da situação de erro são definidas. Para cada exceção que pode ocorrer durante a execução do código, um bloco de ações de tratamento (um exception handler) deve ser especificado. Alguns exemplos de exceções já definidas no pacote java.lang incluem:

Alternativas
Comentários
  • Alguns exemplos de exceções já definidas no pacote java.lang incluem:

    ArithmeticException: indica situações de erros em processamento aritmético, tal como uma divisão inteira por 0. A divisão de um valor real por 0 não gera uma exceção (o resultado é o valor infinito);

    NumberFormatException: indica que tentou-se a conversão de uma string para um formato numérico, mas seu conteúdo não representava adequadamente um número para aquele formato. É uma subclasse de IllegalArgumentException;

    IndexOutOfBounds: indica a tentativa de acesso a um elemento de um agregado aquém ou além dos limites válidos. É a superclasse de ArrayIndexOutOfBoundsException, para arranjos, e de StringIndexOutOfBounds, para strings;

    NullPointerException: indica que a aplicação tentou usar uma referência a um objeto que não foi ainda definida;

    ClassNotFoundException: indica que a máquina virtual Java tentou carregar uma classe mas não foi possível encontrá-la durante a execução da aplicação.

    Referência: http://www.devmedia.com.br/blocos-try-catch/7339

     

  • Não saco muito de Java... Mas não é IndexOutOfBoundsEXCEPTION? 

  • Pois é, Fernanda. O correto seria IndexOutOfBoundsException (https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/lang/IndexOutOfBoundsException.html).

    Cabia recurso nessa questão.

  • Complementando as respostas dos colegas com a explicação das outras exceções, e porque estão erradas:

     

    InvalidClassException: lançada quando o runtime de serialização detecta um dos seguintes problemas com a classe:

    - a versão serial da classe não corresponde à do descritor da classe lido da stream;

    - a classe contém tipos de dados desconhecidos

    - a classe não tem um construtor sem argumentos acessível

    O erro: a classe InvalidClassException faz parte do pacote java.io

     

    InvalidObjectException: Indica que um ou mais objetos desserializados falhou em testes de validação. O erro: a classe InvalidObjectException também é do pacote java.io.

     

    IOException: SInaliza que uma exceção de E/S de algum tipo ocorreu. É a classe geral para exceções produzidas por operações de entrada e saída que resultaram em falha ou foram interrompidas. O erro: IOException é do pacote java.io.

     

    InterruptedIOException: Sinaiza que uma operação de E/S foi interrompida. Também do pacote java.io.

     

    FormatNumberException: essa exceção nao existe no java.

     

    FileNotFoundException: Sinaliza que a tentativa de abrir o arquivo representado pode determinado caminho falhou. Também do pacote java.io.

  • Quem não tem acesso:  - -> C

  •  IndexOutOfBoundsEXCEPTIONNNNNNNN