SóProvas


ID
2355532
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“A antibioticoterapia ‘é o tratamento de pacientes com sinais e sintomas clínicos de infecção pela administração de antimicrobianos. A antibioticoterapia tem a finalidade de curar uma doença infecciosa (cura clínica) ou de combater um agente infeccioso situado em um determinado foco de infecção (cura microbiológica). Pode ser utilizada de forma terapêutica – que implica na utilização de antimicrobianos a partir de um diagnóstico preciso, ou presuntivo da etiologia do processo infeccioso, fundamentado na anamnese, nos exames clínicos e laboratoriais. (...) O princípio básico da terapia anti-infecciosa é a determinação do agente causal da infecção e de sua susceptibilidade aos antimicrobianos’.”

(Ministério da Saúde, 2001. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consenso sobre o uso racional de antimicrobianos/ Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: 2001.)

A penicilina foi descoberta em 1928 pelo médico Alexander Fleming e permanece até hoje como uma excelente classe de antimicrobianos. Das penicilinas naturais descritas a seguir, assinale as que são de administração exclusivamente intramuscular.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o artigo Avaliação da aceitação da injeção intramuscular de penicilina aplicada na região ventro glúteo em unidade de emergência em Goiânia-GO.

     

     

     

    Em ambulatórios utilizam-se penicilinas de depósito para evitar repetidas aplicações de injeções, que são penicilina procaína e a benzatina.

     

    A via de administração da Penicilina G é intramuscular profunda, e é indicada a aplicação nos músculos da região glútea, por ser medicamento pouco solúvel que determina lenta absorção, necessita assim de uma musculatura maior (SILVA, 2010).

  • Gabarito: Letra C

    A via de administração da Penicilina G é intramuscular profunda, são penicilina procaína e a benzatina.

  • Penicilina V: VO

    Penicilina G benzatina: IM

    Penicilina G procaína: IM

    Penicilina cristalina aquosa: IV e IM

     

    GABARITO C