SóProvas


ID
2355562
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A utilização do cateter totalmente implantável tem se tornado rotina nos centros de tratamentos oncológicos por conferir maior conforto para o paciente, durabilidade, menor risco de infecção e extravasamento de medicações que podem irritar e ferir o local de aplicação dos quimioterápicos. “São tubos flexíveis radiopacos feitos de silicone, poliuretano ou de teflon. Possuem uma câmara de titânio em uma das extremidades. A parte central dessa câmara é uma membrana de silicone chamada septo, na qual são realizadas as punções para acesso ao dispositivo.” (INCA). A punção e a coleta de sangue através deste dispositivo deverão ser efetuadas por enfermeiro treinado, com técnica totalmente asséptica. Sabendo que as veias cefálica, subclávia e jugulares são veias de escolha para a punção e o implante do cateter pode ter outras localizações como arterial, peritoneal ou intraespinhal, o reservatório puncionável de qualquer tipo de localização deve estar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o artigo Análise da Produção Bibliográfica acerca da Manutenção do Cateter Venoso Central totalmente Implantado.2012

     

     

    2.6.Locais de Inserção Existem vários tipos de CVC TI:

     

    o venoso, para implantação em veias calibrosas da região torácica, tais como subclávia, jugular ou cefálica; o arterial, destinado à infusão de quimioterápicos através da artéria que irriga o leito tumoral; o peritoneal, cuja extremidade deve permanecer em região peritoneal e o intra - espinhal, destinado à deliberação de drogas analgésicas diretamente no espaço peridural.

     

    Seja qual for o tipo de CVC TI seu reservatório deve permanecer apoiado sobre uma protuberância óssea da região torácica, alojado no tecido subcutâneo. (BONASSA, 2005)

     

    O COFEN, pela RDC N°45 de 12 de março de 2003, apoia e dá segurança ao enfermeiro, oferecendo suporte legal para o seu exercício e autonomia para a atuação prática da assistência especializada.