SóProvas


ID
2355835
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Se a depressão é o “resfriado” dos transtornos psicológicos, a esquizofrenia crônica é o “câncer”. Quase uma em cada 100 pessoas desenvolve esquizofrenia, somando-se às estimadas 24 milhões em todo mundo que sofrem de um dos transtornos mais temidos da humanidade (OMS, 2008). Em tradução literal, esquizofrenia significa “mente dividida”. O termo refere-se não a uma divisão em múltiplas personalidades, mas a uma separação da realidade que se revela em pensamento desorganizado, percepções deturpadas, emoções e ações inadequadas. Em relação à esquizofrenia, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: B
    "Porém, a maioria dos novos estudos não a liga específica e unicamente a anomalias cerebrais e predisposições genéticas", muito pelo contrário, existem predisposições genéticas sim!

  • A palavra "unicamente" muda todo o sentido da assertiva.Unicamante, significa somente, apenas etc.Contudo sabemos que etiologia da esquizofrenia é desconhecida.Haver relação é diferente de causa.A palavra "liga", dá impressão de relacionar diretamente a uma causa, ou no caso duas(anaomalias e predisposições).Ao meu ver não há alternativa errada.Na alternativa "A" desorganizada corresponde a hebefrênica.

     

  • Mal formulada!

  • Se "a maioria dos novos estudos não a liga específica e unicamente a anomalias cerebrais e predisposições genéticas" está INCORRETO 

    então "a maioria dos novos estudos liga específica e unicamente a anomalias cerebrais e predisposições genéticas" está CORRETO?

    Na minha opinião, poderia ser anulada. 

     

  • Essa questão merecia uma deliciosa anulação. A referência é o livro "Psicologia (9ed)", de David Meyers, como poderemos ver abaixo. Na afirmativa considerada incorreta (ou seja, o gabarito), a banca extrapolou ao utilizar a expressão "específica e unicamente", alterando completamente o sentido.

     

    a) "Subtipos: Paranoide: Preocupação envolvendo delírios ou alucinações, muitas vezes com temas de perseguição ou de grandeza Desorganizada: Discurso ou comportamento desorganizado, ou emoção embotada ou inadequada Catatônica: Imobilidade (ou movimentos excessivos e sem propósito), extremo negativismo e/ou repetição do discurso ou dos movimentos alheios como um papagaio Indiferenciada: Muitos e variados sintomas Residual: Isolamento, após as alucinações e os delírios haverem desaparecido" p. 473

     

    b) "A esquizofrenia não é apenas o transtorno psicológico mais temido, mas também um dos mais intensamente pesquisados. A maioria dos novos estudos liga-a a anomalias cerebrais e predisposições genéticas." p. 473

     

    c) "A esquizofrenia tipicamente ataca quando os jovens estão entrando na idade adulta. Ela não conhece fronteiras nacionais e afeta tanto homens como mulheres — embora os homens tendam a ser atingidos mais cedo, de forma mais grave e ligeiramente mais freqüente" p. 472

     

    d) "Uma pessoa com esquizofrenia pode ter alucinações (experiências sensoriais sem estimulação sensorial), vendo, sentindo saboreando ou sentindo o cheiro de elementos inexistentes. É mais comum, no entanto, as alucinações serem auditivas, frequentemente vozes fazendo comentários ofensivos ou dando ordens." p. 472

     

  • A esquizofrenia ataca quando os jovens estão entrando na idade adulta? E a esquizofrenia infantil?

  • Ai ai gente, vocês esperam a subjetividade da Psicologia em questões de múltipla escolha, sério mesmo? então se preparem pra se frustrar e muito errando questões em concurso sem a posterior anulação das questões. Acabou de saiu da Universidade ou é um especialista carente buscando aprovações???!!! terá que descontruir muito do que leu e aprendeu pra acertar questões de concurso, ok. 

     

    É tentar ser objetivo o máximo possível, sem viajar nas questões ou caçar erros com meticulosidade e marcar a menos errada. 

     

    AH! e lembrar de comentar aqui apenas quando tiver certeza sobre os bancas e seus INÚMEROS AUTORES que muitas vezes dizem o contrário uns dos outros.

    Bons estudos

  • Esquizofrenia desorganizada, nunca ouvi falar nesse termo.

  • A questão encontra referência, praticamente literal no livro de David G. Mayer, 9ª edição traduzida de 2015, “Psicologia", no qual o autor faz uma extensa revisão acerca de várias temáticas da ciência psicológica, no capítulo 14, sobre transtornos Psicológicos, ele nos apresenta “a esquizofrenia não é apenas o transtorno psicológico mais temido, mas também um dos mais intensamente pesquisados. A maioria dos novos estudos liga-a a anomalias cerebrais e predisposições genéticas. A esquizofrenia é uma enfermidade do cérebro exibida em sintomas da mente". Parece que o avaliador equivocou-se ao construir a alternativa utilizou-se de duas técnicas para tornar a afirmativa incorreta: o negativo “não", e os termos “específica e unicamente", o que tornou a questão correta, na verdade, já que conforme podemos comprovar com o trecho retirado da referência a maioria dos novos estudos não a liga sim a esquizofrenia a anomalias cerebrais e predisposições genéticas, mas não de maneira específica e unicamente. Optando-se por um dos termos na construção da assertiva, ela estaria incorreta, e portanto seria indubitavelmente o gabarito da questão.


    As outras alternativas podem ser facilmente encontradas na obra de Mayer:


    A) CORRETA. “Subtipos de esquizofrenia: paranoide, que se caracteriza por preocupação envolvendo delírios ou alucinações, muitas vezes com temas de perseguição ou de grandeza; desorganizada, representada por discurso ou comportamento desorganizado, ou emoção embotada ou inadequada; catatônica, caracterizada por imobilidade (ou movimentos excessivos e sem propósito), extremo negativismo e/ou repetição do discurso ou dos movimentos alheios como um papagaio; indiferenciada, com muitos e variados sintomas; e resídua, caracterizada por isolamento, após as alucinações e os delírios haverem desaparecido".


    C) CORRETA. “A esquizofrenia tipicamente ataca quando os jovens estão entrando na idade adulta. Ela não conhece fronteiras nacionais e afeta tanto homens como mulheres — embora os homens tendam a ser atingidos mais cedo, de forma mais grave e ligeiramente mais frequente (Aleman et al., 2003; Picchioni e Murray, 2007). Estudos com as populações masculinas da Suécia e da Dinamarca revelam que rapazes magros, e aqueles que não foram amamentados, são mais vulneráveis (Serensen et al., 2005, 2006; Zammit et al., 2007)".


    D) CORRETA. “Uma pessoa com esquizofrenia pode ter alucinações (experiências sensoriais sem estimulação sensorial), vendo, sentindo saboreando ou sentindo o cheiro de elementos inexistentes. E mais comum, no entanto, as alucinações serem auditivas, freqüentemente vozes fazendo comentários ofensivos ou dando ordens. As vozes podem dizer a paciente que ela é má ou que ela deve se queimar com um isqueiro. Imagine sua própria reação se um sonho irrompesse em sua consciência desperta. Quando o irreal parece real, as percepções resultantes são na melhor das hipóteses bizarras; na pior, aterradoras".


    GABARITO BANCA: B

    GABARITO PROFESSOR: SEM RESPOSTA

  • Show de horrores, as provas elaboradas pela CONSULPLAN...