SóProvas


ID
2355868
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Um paciente que acabou de ser admitido na empresa, após entregar caderneta de vacinação, apresenta suas vacinas em dia. Posteriormente, verificou-se que nos resultados de sorologia para hepatite B, o paciente apresentou Hbs ag + anti-Hbc + e anti Hbs –.” Assinale a interpretação correta deste exame.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. Fundamento:

    HBsAg (antígeno de superfície do HBV) – É o primeiro marcador a surgir após a infecção pelo HBV, em torno de 30 a 45 dias, podendo permanecer detectável por até 120 dias. Está presente nas infecções agudas e crônicas.

    Complementando:

    Anti-HBc (anticorpos IgG contra o antígeno do núcleo do HBV) – é um marcador que indica contato prévio com o vírus. Permanece detectável por toda a vida nos indivíduos que tiveram a infecção (mesmo naqueles que não cronificaram, ou seja, eliminaram o ví- rus). Representa importante marcador para estudos epidemiológicos. 

    Anti-HBs (anticorpos contra o antígeno de superfície do HBV) – indica imunidade contra o HBV. É detectado geralmente entre 1 a 10 semanas após o desaparecimento do HBsAg e indica bom prognóstico. É encontrado isoladamente em pacientes vacinados.

    HBeAg (antígeno “e” do HBV) – é indicativo de replicação viral e, portanto, de alta infectividade. Está presente na fase aguda, surge após o aparecimento do HBsAg e pode permanecer por até 10 semanas. Na hepatite crônica pelo HBV, a presença do HBeAg indica replicação viral e atividade da doença (maior probabilidade de evolução para cirrose). 

    FONTE: Guia de Vigilância Epidemiológica. MS, 2016.