Gabarito: Letra A.
De acordo com o artigo Assistência de enfermagem prestada aos pacientes em tratamento hemodialítico nas unidade de nefrologia.2013
Pacientes que fazem uso dessa terapia geralmente devem se submeter ao tratamento durante o resto de suas vidas ou até que se realize um transplante renal bem sucedido.
Há a necessidade de sessões de hemodiálises, consultas médicas, realização de exames, restrições hídricas e alimentares, definições de atividades rotineiras e ocupacionais e dependência de um suporte informal para ter o cuidado que necessita.
Tudo isso desestrutura a vida do paciente contribuindo para a diminuição de sua qualidade de vida e aumentando a propensão à depressão.
O papel do enfermeiro não se restringe a executar técnicas ou procedimentos eficientemente, mais que isso nos propomos a uma ação cuidativa abrangente, que implica, entre outros aspectos, desenvolver habilidade de comunicação, sendo um meio utilizado para satisfazer as necessidades dos pacientes. Se a comunicação entre enfermeiro e paciente não ocorrer efetivamente, o significado do cuidado que prestamos pode ser afetado profundamente.
Em algumas áreas de trabalho na enfermagem é mais comum o surgimento de depressão. Qual das áreas relacionadas é a mais frequente?
GABARITO : A ) NEFRO / LOGIA =
Estudo da fisiologia e das doenças dos rins .
CREIO QUE É MUITO TRISTE E DIFÍCIL A PESSOA TER DOENÇAS DOS RINS ( devemos ter empatia ) .A pessoa ( enfermeira ( o ) que trabalhar nesse setor deve ficar mais sensibilizada com a situação do cliente e com isso fica mais propensa a desenvolver a depressão .
Pacientes com doença renal em estágio avançado precisam de diálise contínua ou de um transplante de rim para sobreviver . Atualmente, há opções seguras de tratamento, como:
Hemodiálise: Bombeia o sangue através de uma máquina e um dialisador, para remover as toxinas do organismo. O sangue é limpo na máquina e devolvido ao corpo. Todo processo dura cerca de 4 horas e deve ser feito em média três vezes por semana, em uma clínica ou hospital especializados.
Diálise Peritoneal: Por meio da colocação de um cateter flexível no abdômen do paciente, é feita a infusão de um líquido semelhante ao soro fisiológico na cavidade abdominal. Esse líquido, chamado de banho de diálise, entra em contato com o peritônio (membrana porosa e semipermeável que reveste os principais órgãos abdominais), permanece por algumas horas na cavidade peritoneal, para que haja a troca entre a solução e o sangue, e então é drenado, juntamente com as toxinas que estavam acumuladas no sangue. O aparelho que faz esse processo se chama cicladora e fica na casa do paciente, que pode realizar o procedimento enquanto dorme .
Há máquinas mais modernas, que já vêm com um software acoplado que permite que médico acompanhe diariamente o tratamento do paciente. Entretanto, como essa é uma tecnologia nova, ela ainda não está disponível no SUS nem é oferecida pelos planos de saúde.