SóProvas


ID
2356078
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na transição das décadas de 1970 e 1980, a categoria profissional, por meio de suas organizações, inicia o processo de construção do projeto ético-político profissional hegemônico na contemporaneidade. Constituem elementos do projeto ético-político do Serviço Social, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Elementos Constitutivos do Projeto ético-político do Serviço Social

     

    Com o advento do Movimento de Reconceituação na década de 1960, a direção teórica e política do Serviço Social passam a mudar. Houve a construção de uma nova moralidade profissional atrelada à participação política em oposição ao tradicionalismo 3 apontando para origem de uma nova ética profissional. A intenção de ruptura dá início a uma direção comprometida com as classes trabalhadoras e, com isso, pauta-se em valores que dão sustentabilidade à construção do projeto ético – político da profissão. Sob a influência das críticas operadas no bojo do Movimento de Reconceituação Latino Americano e da aproximação com o marxismo, origina-se uma nova ética profissional com novos rumos e direcionamentos, construindo assim uma nova moralidade pautada na participação política e no trabalho com movimentos populares. Além do engajamento político junto aos movimentos sociais democráticos, o Serviço Social começa a estudar e produzir uma literatura crítica, voltada à busca de compreensão do significado da profissão, participa do debate e das entidades latino-americanas, busca elementos para a superação crítica dos equívocos, questiona as teorias tradicionais, denuncia a neutralidade profissional e anuncia seu compromisso com as classes trabalhadoras. Movendo-se pela intenção de ruptura e acreditando na liberdade, uma parcela de profissionais que optou por encontrar novas bases de legitimação para o Serviço Social, resiste à ditadura fazendo escolhas pautadas em valores emancipatórios num momento de repressão e hegemonia conservadora na profissão. (BARROCO, 2008). Este período revela a busca dos profissionais do Serviço Social por referências teórico-metodológicas que sustentassem a nova proposta de profissão. Havia uma aproximação equivocada com o marxismo e na década de 1970 as formas de incorporação desta corrente adquirem condições de ser reavaliadas. Nesta época estendeu-se uma crítica ao voluntarismo, ao messianismo, ao revolucionarismo. Portanto, é no período de reabertura política brasileira que a direção social dos órgãos de representação da categoria de assistentes sociais, até então conservadora em sua hegemonia, é alterada.

     

    http://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/PROJETO%20ÉTICO%20POLÍTICO_%20QUAIS%20OS%20FIOS%20PARA%20A%20SUA%20CONSOLIDAÇÃO_%20UMA%20ANÁLISE%20DA%20EFETIVA

  • As matrizes teórico-metodológicas fundamentadas na perspectiva histórico-crítica e na perspectiva pós-moderna.

     

  • Elementos do projeto ético-político do Serviço Social:

    - Os princípios e valores ético-políticos contidos no Código de Ética de 1993.

    - A crítica radical à ordem vigente que produz e reproduz as desigualdades sociais. 

    - As lutas e os posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira.