SóProvas


ID
2357128
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B:

    A terceira contribuição importante da legislação de arquivos da Revolução Francesa foi o princípio da acessibilidade dos arquivos ao público, o qual foi proclamado pelo artigo 37 do decreto de Messidor: “Todo cidadão tem o direito de pedir, em cada depósito [...] a exibição dos documentos ali contidos”.

    D O C U M E N TO alguns aspectos do desenvolvimento arquivístico a partir da revolução francesa some aspects of archival development since the french revolution Ernst Posner | Some aspects of archival development since the French Revolution. The American Archivist, jun. 1940, p. 159-172. Tradução de Lêda Boechat Rodrigues.

    revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/download/531/529

  • a) Natalis de Wailly - Princípio da Proveniência que consagrou-se em 1964, no V Congresso Internacional. 
    b) Arquivo Nacional, França. Direito público de acesso, Decreto de Messidor 
    c) Gestão de Documentos, fim da Segunda Guerra Mundial, aumento do volume de documentos. 
     

  • Gabarito: B;

    GABARITO COMENTADO

    a. (Errado) Historiador Natalis de Wailly elaborou o principio basilar da arquivologia que é o princípio do "respeito aos fundos" em 1841, também conhecido como o "princípio da proviniência";

     

    b. (Certo) O decreto de Messidor (Decreto 24 de 1794) inovou ao trazer uma legislação que FOMENTOU FORTEMENTE O ACESSO a informação Estatal, uma vez que regulamentou e estabeleceu:

    - Centralização dos arquivos do Estado Francês (ou seja, antes os arquivos estavam dispersos em diversos depósitos e coleções particulares, o que impossibilitava o acesso e o conhecimento dos mesmos, assim foi criado uma regra para centralizar todos os documentos Estatais em Depósitos de Arquivos Oficiais mantidos e geridos pelo Estado);

    - Criou os DEPOSITOS DE ARQUIVOS do Estado Francês (Arquivos Nacionais);

    - Criou também o Pincipio da Territorialidade Documental;

     

    c. (Errado) Foi o Historiador Natalis de Wailly em 1841 (olhar comentário inicial);

     

    d. (Errado) Surgiu nos Estados Unidos como restulado da Comissão Hoover, que desenvolveu e introduzindo ações para produção documental, racionalização da eliminação e conservação econômica e concentrada dos documentos intermediários;

    - (FGV/Câmara Municipal–Recife/2014) A Gestão de Documentos teve sua origem por meio: da Comissão Hoover, nos EUA;

     

  • Vamos analisar item a item para descobrir o correto:

    A) - Incorreto. O ciclo vital dos documentos foi elaborado por Schellenberg no período pós-II Guerra. Natalis de Wailly foi o responsável pela elaboração do princípio da Proveniência, que é a base da Arquivologia moderna.

    B) - Correto. O Decreto de 07 Messidor é um grande marco da Revolução Francesa, especialmente por garantir os direitos dos cidadãos ao pleno acesso às informações públicas com o objetivo de fiscalizar a atuação dos governantes.

    C) - Incorreto. Como no item anterior, o princípio da Proveniência foi elaborado pelo historiador e arquivista, entre outros, Natalis de Wailly, que viveu entre 1805 e 1886. Sendo assim, não foi elaborado no período pós-II Guerra. Neste período sagrou-se, por conta do auto volume de documentos produzidos, a Teoria das Três Idades e a Gestão de Documentos.

    D) - Incorreto. Como no item anterior, o conceito de gestão de documentos sagrou-se no período pós-II Guerra. Sendo assim, não poderia ser durante a Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Não sei pq, mas o princípio da territorialidade documental pra mim tinha surgido no Canadá. Apostila do Estratégia: 

    A Territorialidade diz que o os arquivos devem permanecer custodiados no local, no território de sua produção. Ele surgiu por questões ligadas ao território do Canadá. Tem pouca aplicabilidade em nosso caso."