-
GABARITO C
O Dicionário de Terminologia Arquivística (1996, p. 57,) define organicidade como “Qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas”
-
"Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica."
-
PRINCÍPIO DA PROVINÊNCIA -> O ARQUIVO NÃO DEVE SER MISTURADO AOS DE OUTRAS ENTIDADES.
PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA -> OS DOCUMENTOS DEVEREIAM SER RECLASSIFICADOS POR ASSUSTO.
PRINCÍPIO DA UNICIDADE -> TEM CARÁTER ÚNICO.
PRINCÍPIO DE RESPEITO À ORDEM ORIGINAL OU PRIVATIVA -> O ARQUIVO DEVE CONSERVAR A ORGANIZAÇÃO DADA PELO ÓRGÃO OU ENTIDADE, PESSOA OU FAMÍLIA QUE PRODUZIU.
PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE -> O ARQUIVO É UMA FORMAÇÃO ORGÂNICA, PROGRESSIVA E NATURAL.
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA TERRITORIAL - >OS ARQUIVOS DEVERIAM SER CONSERVADOS NOS TERRITÓRIOS QUE FORAM PRODUZIDOS.
PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE -> TODO PROCEDIMENTO OU TRATAMENTO PODE SER REVERTIDO, SE NECESSÁRIO
-
A citação traz a tona a característica do documento de pertencer a um conjunto, sendo fundamental para sua completude. Sendo produzidos em série, os documentos de arquivo compõem um conjunto indivisível, e são essenciais para a existência desse conjunto.
A característica de pertencer a um conjunto remete ao princípio da Organicidade, que afirma que os conjuntos de documentos devem manter a sua organização conforme foi produzido.
O princípio da Unicidade afirma que o documento de arquivo é único em seu contexto, ou seja, que ele não possui iguais.
Providência não é um princípio Arquivístico.
O princípio da Indivisibilidade afirma que os conjuntos de documentos não podem sofrer acréscimos, retiradas ou modificações indevidas, sob pena de comprometer seu caráter informativo e probatório.
Gabarito do professor: Letra "C"
-
Gabarito Letra c)
ORGANICIDADE - ESPELHA A ESTRUTURA
-
ORGANICIDADE (ORGÂNICO)