SóProvas


ID
2357143
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do ciclo vital dos documentos, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A base da teoria das três idades encontra-se no ciclo vital dos documentos.

( ) A avaliação é uma atividade essencial do ciclo vital dos documentos.

( ) O ciclo vital dos documentos compreende três idades: produção, utilização e destinação.

( ) O tipo de tratamento e de guarda de um conjunto documental está relacionado ao seu ciclo de vida.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • (V) A base da teoria das três idades encontra-se no ciclo vital dos documentos.

    (V) A avaliação é uma atividade essencial do ciclo vital dos documentos.

    (F) O ciclo vital dos documentos compreende três idades: produção, utilização e destinação.

    (V) O tipo de tratamento e de guarda de um conjunto documental está relacionado ao seu ciclo de vida.

    O ciclo vital dos documentos compreende três idades: corrente, intermediária e permanente. Produção, utilização e destinação são as três fases da gestão de documentos. Gabarito letra "D"

  • A teoria que representa a sistematização do ciclo vital dos documentos de arquivo, que compreende os documentos ativos, semiativos e inativos, é conhecida como:   a) Teoria das três idades. "• valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.
    • valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação. Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente." ( ) A teoria das três idades, também conhecida como ciclo vital dos documentos, ganhou expressão a partir da explosão documental pós-Segunda Guerra Mundial.
    ( ) O recolhimento dos documentos do arquivo corrente para o permanente, assim como ocorre do intermediário para o permanente, é feito por meio da listagem de recolhimento.

  • "Gabarito A - Estágios de evolução: Quanto e estes estágios os arquivos são identificados como correntes, intermediários e permanentes, o que corresponde ao ciclo vital das informações, também chamado de teoria das três idades. A lei nº 8.159/1991, define em seu artigo 8º, estes três estágios da seguinte maneira:
    Arquivos correntes: são aqueles em curso, ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.
    Arquivos intermediários: são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    Arquivos permanentes: conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
    Arquivos Correntes - Os documentos da fase corrente possuem grande potencial de uso para a instituição produtora, e são utilizados para o cumprimento de suas atividades administrativas, como a tomada de decisões, avaliação de processos, controle das tarefas e etc. As principais atividades desempenhadas nesta fase são: PEECAD PEA protocolo, expedição, arquivamento, / ECD empréstimo, consulta e destinação."

  • (V) A base da teoria das três idades encontra-se no ciclo vital dos documentos.
    (V) A avaliação é uma atividade essencial do ciclo vital dos documentos.
    (F) O ciclo vital dos documentos compreende três idades: produção, utilização e destinação. (ERRO)
    (V) O tipo de tratamento e de guarda de um conjunto documental está relacionado ao seu ciclo de vida.

    Na verdade, o Ciclo vital dos documentos compreende as três idades: Arquivos Corrente, Intermediários e Permanentes.

    Gararito: D

  • Segundo Rousseau e Couture são sete as funções arquivísticas: 
    produção, classificação, avaliação, descrição, conservação, aquisição e comunicação. 

    Os principais instrumentos que possibilitam a classificação e avaliação de documentos são, respectivamente, o plano de classificação e a tabela de temporalidade.

    O estabelecimento das classes e subclasses de um plano de classificação pode ser por três critérios: funcional, no qual as classes correspondem à função dos documentos; estrutural, de acordo com a estrutura organizacional de determinada instituição; e, por assunto, referente aos conteúdos registrados nos documentos. 

    A tabela de temporalidade de documentos é definida por Bernardes e Delatorre (1998) como um instrumento aprovado por autoridade competente, que regula a destinação final dos documentos, definindo prazos para a guarda dos documentos em função de seus valores administrativos, legais e fiscais, determinando os prazos para sua transferência, recolhimento ou eliminação.

  • A afirmativa “I” está correta, pois segundo José Maria Jardim, no artigo Caminhos e Perspectivas da Gestão de Documentos em Cenários de Transformações, afirma que “A teoria das três idades encontra suas bases na concepção de ciclo vital de documentos”.

     

    A afirmativa “II” está correta. ”A avaliação constitui-se em atividade essencial do ciclo de vida documental arquivístico, na medida em que define quais documentos serão preservados para fins administrativos ou de pesquisa e em que momento poderão ser eliminados ou destinados aos arquivos intermediário e permanente, segundo o valor e o potencial de uso que apresentam para a administração que os gerou e para a sociedade. 

     

    A afirmativa “III” da referida questão está incorreta, pois “o ciclo vital dos documentos administrativos compreende três idades” corrente, intermediária e permanente, e não produção utilização e destinação, que são fases da gestão de documentos.

     

    A afirmativa IV está correta, pois documentos correntes ou intermediários, passíveis de eliminação, não necessitam de um tratamento de guarda igual aos documentos permanentes, que requerem técnicas específicas para a sua preservação.

     

    A sequência correta é  V V F V, apresentada na Alternativa “D"

  • Para que colocar a última afirmação?kk

  • I e III) CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS (TEORIA DAS TRÊS IDADES)
    Existem três fases para o ciclo vital dos documentos:
    1. CORRENTES (1ª IDADE): arquivos que guardam documentos mais novos e que estão sendo resolvidos.
    2. INTERMEDIÁRIOS (2ª IDADE): arquivos que guardam documentos que já foram resolvidos, mas ainda podem ser questionados.
    3. PERMANENTES (3ª IDADE): arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo valor histórico.


    II e IV) AVALIAÇÃO DOCUMENTAL: é a análise dos documentos da instituição, a fim de definir seus prazos de guarda e destinação final a partir de seus valores;

    GABARITO -> [D]

  • FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS: produção, utilização e destinação.

     

    Única errada da questão.

  • A questão está indicando que a partir do Ciclo de Vida surge a Teoria das 3 idades: "a base (da teoria das três idades) é o ciclo de vida.

    Errado: pois a teoria da 3 idades surgiu primeiro, inclusive na corrente e na intermediária não atuavam os arquivistas. Somente depois houve o surgimento do Ciclo de Vida (baseado na teoria das 3 idades) e os arquivistas começaram a atuar nas duas primeiras idades.

    Ou seja, o contrário do que indica a alternativa I: "A base do Ciclo de Vida é a Teoria da 3 idades"

    Se temos que respeitar a teoria e a história da Arquivologia ao responder as questões, que as bancas também respeitem ao elaborar.

  • Gab. D A)VERDADEIRA B) VERDADEIRA C) FALSO O ciclo Vital dos Documentos compreende três idades: Corrente, intermediário e Permanente. D) VERDADEIRA